Uma análise das implicações religiosas sobre o estado laico a partir da candidatura do Dep. Pr. Marco Feliciano em comissões de defesa do projeto Escola sem Partido

Autores

  • Thauana Aparecida Teixeira UNESPAR; UNICAMPO.
  • Jean Pablo Guimarães Rossi UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-0476.2018v8n2.42068

Palavras-chave:

Escola sem Partido, Estado laico, memória e tradição religiosa.

Resumo

Pretendemos, com este trabalho, discutir sobre Estado laico e sua relação com o Escola sem Partido (ESP) levando em consideração a interferência da memória e tradição religiosa. Para tanto, utilizamos das falas do deputado e pastor Marco Antônio Feliciano, em Comissões de defesa ao ESP, que demonstram a interferência de inclinações religiosas sobre decisões de leis ou projetos de leis que devem seguir o rigor laico. Neste sentido, para compor esta pesquisa, utilizamos vídeos disponíveis na plataforma eletrônica YouTube em que Marco Feliciano discursa e demonstra seu posicionamento frente ao ESP, ao Estado e a sua religiosidade. Ademais, embasamo-nos em teóricos que dissertam sobre laicidade, tradição e memória religiosa e entendem que, compreender o Estado como laico, implica não impor qualquer interferência de cunho religioso na tomada de decisões sobre leis civis. Ao mesmo tempo, isto não indica que a religiosidade não esteja impregnada e que não exerça influência sobre a vida social. Portanto, é imprescindível analisar rigorosamente tanto os discursos religiosos quanto os laicos, a fim de investigar à quais demandas estes estão atendendo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thauana Aparecida Teixeira, UNESPAR; UNICAMPO.

Graduada no curso de Psicologia da Faculdade União de Campo Mourão (UNICAMPO) em 2016 e inscrita no CRP: 08/23848. Mestranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), tendo início em 2018. Especialização em andamento desde 2017 em Fundamentos da Clínica Psicanalítica pela Faculdade União de Campo Mourão (UNICAMPO).

Jean Pablo Guimarães Rossi, UNESPAR

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) pela UNESPAR/Campus de Campo Mourão. Pós-Graduando em Desenvolvimento e Aprendizagem nos anos iniciais da Educação Básica pela UNESPAR/Campus de Campo Mourão. Bacharel em Psicologia pela Faculdade União de Campo Mourão - UNICAMPO com Habilitação em Ações Interventivas em Direferentes Contextos Institucionais e Organizacionais. Especialista em Psicologia Humanista com Abordagem Centrada na Pessoa pela FACEL.

Downloads

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre