Produção científica sobre cristãos novos e criptojudaísmo no Brasil: uma revisão bibliométrica da última década (2007-2017)

Autores

  • Anderson Cordeiro Moura UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-0476.2018v8n2.42354

Palavras-chave:

Bibliometria, Criptojudaísmo, Cristãos novos, Marranos, Judaizantes.

Resumo

Este trabalho, tem como principal objetivo, mensurar a produção científica brasileira sobre o tema dos cristãos novos e do criptojudaísmo na última década. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliométrica de tipo descritiva. A coleta dos dados foi realizada nos principais bancos de dados nacionais, englobando Artigos, Teses e Dissertações, publicados em periódicos nacionais, ativos e inativos, entre os anos de 2007 a 2017. Procuramos destacar também, dentro dos limites de espaço deste artigo, alguns grupos e eventos importantes na área. Este estudo tem sua relevância por apresentar o atual estado da arte para os novos pesquisadores, bem como, por fornecer alguns parâmetros da inserção de novas investigações deste tema na academia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Cordeiro Moura, UFPB

Mestre em Ciências das Religiões pela UFPB. Graduado em História (2015) com Especialização em História do Brasil colonial (2016) pela Faculdade de Goiana-FADIMAB. Membro do VIDELICET - Estudos em Intolerância, Diversidade e Imaginário, vinculado ao PPGCR/UFPB e ao CNPq: andersoncm16@hotmail.com

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre