A PRECARIEDADE DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA CONSTRUÇÃO DA TEORIA DO CONHECIMENTO

Autores

  • Francisco das Chagas Galvão de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Patrícia Fernanda da Costa Santos Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB com pesquisa na linha Educação Popular. Professora da rede pública municipal de João Pessoa-PB

Resumo

A Ciência Moderna, como a conhecemos hoje, passou por diversos processos de consolidação, avanços e retrocessos. A necessidade de conhecer levou o homem a buscar formas de apreender a realidade e sua existência, a aprender a conhecer. Nesse processo de conhecer, o homem percebeu que há várias formas de conhecimento e, na busca pelo método ideal, passou a discutir a produção do conhecimento através do método científico. Neste trabalho, colocamos em tela breves reflexões acerca da precariedade do conhecimento científico na ciência moderna, discorrendo acerca do Iluminismo, Razão e Método na Modernidade; Empirismo e Positivismo; Fenomenologia e Hermenêutica; e Materialismo Histórico-Dialético. Concluímos, assim, que a discussão acerca da precariedade do conhecimento científico evidencia as limitações da própria ciência, porém, a evolução da ciência se deu em razão dessa precariedade, pois, sua presença trouxe para a ciência diversas possibilidades de realização, promovendo o surgimento e fortalecimento de epistemologias, metodologias e teorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Galvão de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB com pesquisa na linha Educação Popular.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: WMF, 2014.

BACON, Francis. Novum Organum: ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza; Nova Atlântida. Trad. de José Aluysio Reis de Andrade. 4. ed. São Paulo: Nova Cultura, 1988.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad. de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Trad. de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

DESCARTES, René. Discurso sobre o método. Trad. de Márcio Pugliesi e Norberto de Paula Lima. São Paulo: Hemus, 1978.

DURKHEIM, Emile. As regras do método sociológico. Trad. de Eduardo Brandão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes. 1999.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. de Flávio Paulo Meuer. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012.

JAPIASSU, Hilton. O estatuto epistemológico das ciências humanas. In: ______. Questões epistemológicas. Rio de Janeiro: Imago, 1981.

KANT, Immanuel. Respostas à pergunta: “O que é o iluminismo”. Trad. de Arthur Morão. Disponível em: <http://www.lusosofia.net/textos/kant_o_iluminismo_1784.pdf> Acesso em: 15 de fev de 2013.

LUKÁCS, György. Prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípios para uma ontologia hoje tornada possível. Trad. de Lya Luft e Rodnei Nascimento. São Paulo: Bomtempo, 2010. Partes I e II.

MARX, Karl. Contribuições à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MORIN, Edgar. O método 3. Porto Alegre: Sulina, 1999.

POPPER, Karl R. A evolução e a árvore do conhecimento. In: ______. Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária. Trad. de Milton Amado. Belo Horizonte: Editora Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1975.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

______. Um discurso sobre a ciência. Rio de Janeiro: Edições Afrontamento, 2001.

Downloads

Publicado

2017-08-15

Como Citar

LIMA, F. das C. G. de; SANTOS, P. F. da C. A PRECARIEDADE DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA CONSTRUÇÃO DA TEORIA DO CONHECIMENTO. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 246–259, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/35536-82353. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Fluxo contínuo