SÓCRATES E PROTÁGORAS: PARCERIA DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO HUMANA

Autores

  • Rodrigo Silva Rosal de Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Valeska Ferreira Lima Clementino Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O objetivo do presente estudo é verificar se há, no Protágoras, o que chamamos de cooperação didática entre as intervenções de Sócrates e as do personagem que dá nome ao diálogo, ao ponto de ambos concordarem quanto ao método de aquisição de um saber político. A discussão sobre a ensinabilidade da virtude (Nesse sentido, conferir artigo de José Lourenço Pereira da Silva. Sócrates contra a educação sofística no Protágoras. Revista Archai, Brasília, n. 03, pp. 87-96, Jul 2009. Disponível em http://archai.unb.br/revista.), apesar de configurar temática privilegiada pelos estudiosos do texto, não será o fio condutor desta intervenção. Preferiu-se, ao contrário, ressaltar os momentos em que parece haver uma parceria pedagógica, quase como se houvesse uma só proposta educativa. Esse é o foco do nosso trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Silva Rosal de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Professor e Pesquisador vinculado ao Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação da UFPB. Doutor em Filosofia. Avaliador do INEP/MEC.

Valeska Ferreira Lima Clementino, Universidade Federal da Paraíba

Discente do curso de licenciatura plena em Pedagogia - Educação do Campo.

Referências

SEABRA FILHO, J. R.. Protágoras e a virtude ensinável. Letras Clássicas, São Paulo, v. 2, p. 57-66, 1998.

GABIONETA, Robson. Analisar as aparições de Protágoras nos diálogos Teeteto e Protágoras. 5º encontro de pesquisa na graduação em filosofia da Unesp. Vol. 3, nº 1, 2010.

TORDESILLAS. Platão, Prótagoras e o homem-medida, Dissertatio, 29, 2009, pp. 11-42.

SARAMANCH KIRNER, F.. Protagoras y el enunciado del ‘hombre medida’. Éndoxa: Series Filosóficas, n°5, 1995, UNED, Madrid, pp. 145-169.

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

ARAÚJO, R. S. R. de; CLEMENTINO, V. F. L. SÓCRATES E PROTÁGORAS: PARCERIA DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO HUMANA. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 81–100, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/35538-82360. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Filosofia da Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)