FRACASSO ESCOLAR E LEITURA: questões sociopolíticas e emocionais

Autores

  • Vilmária Fernandes Sales Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O fracasso escolar tem sido estudado sob variados enfoques e ainda se constitui um dos grandes problemas educacionais. Apesar de mudanças políticas, pedagógicas, curriculares e de avaliação, ainda o fenômeno persiste, necessitando vários olhares e intervenções para compreendê-lo e enfrentá-lo. Trata-se de um fenômeno complexo e multifacetado daí porque discorremos sobre diferentes concepções a exemplo da sócio-política e emocional. Esse trabalho objetiva refletir o fracasso escolar no modelo como hoje é introduzido sob forma estatística ou o que a criança não aprendeu principalmente no tocante ao processo de aquisição da leitura. A revisão crítica se pauta nos estudos de Maria Helena Souza Patto e Bernard Charlot que elaboram uma visão que tentam desmistificar o fracasso como um fenômeno cuja responsabilidade é da criança pobre e de sua família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilmária Fernandes Sales, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Referências

ANGELUCCI, C. B.; KALMUS, J.; PAPARELLI, R,; PATTO, M. H.S. O estado da arte sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, 30 (2) Educação e Pesquisa, 30(1), 51-72, 2004. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022004000100004>.

BOSSA, N. Fracasso escolar: um olhar Psicopedagógico. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CASASSUS, J. A Escola e a Desigualdade. Brasília: Editora Plano, 2002.

CHARLOT, B. Da relação com o saber. São Paulo: Cortez, 2000.

______. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CRAHAY, M. É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência? Cadernos de Pesquisa, 36 (127), 1-26. 2005.

ESTEBAN, M. T. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FERREIRA, M. C.; ASSAMAN, E. Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil, Argentina e México. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15 (3),1-17, 2002.

HARGREAVES, A. Política emocional de fracasso e sucesso escolar. In M. A. G. Fracasso escolar: uma perspectiva multicultura, volume 1, cap.14, p. 183-186). Porto Alegre: Artmed, 2004.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. (2013) Boletim da Prova Brasil. Portal.inep.gov.br

PANAGIOTIS, G.; PANITSIDOO, E.; ADAMANTIOS, P.; APASTAMATIS, G. Empirical Research on Education and Student Failure: Teacher’s Psychological and Sociological Interpretations. International Journal of Humanities and Social Science. Vol. 1 nº 9, July, 2011.

PARO, V. Reprovação escolar: renúncia à educação. São Paulo: Xamã, 2001.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T.A Queiroz, 1993.

______. Mutações no Cativeiro. São Paulo: Edusp, 2000.

PAULA, F. S.; TFOUNI, L. V. A persistência do fracasso escolar, desigualdades e ideologia. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10 (2), 117-127, 2009. Disponível em: <http://pepsi.bvsalud.org/scielo.php!script=sciArttext&pid=s16799002009000200012&Ing=pt&tlng+pt>.

PERRENOUD, P. Efeito da moda ou resposta decisiva ao fracasso escolar? In A.M. Construir as competências desde a escola – Volume 1, p. 14-18) Porto Alegre: Artmed, 1999.

______. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos da Sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed, 2001.

_______. Os ciclos de aprendizagem: caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MARINALVA, J. France & Roland. Análise das representações sociais de afetividade na relação educativa. Psicologia da Educação, 20(1) 1-18, 2005.

SALES, F. V. Afetividade de crianças que fracassam e de seus professores - dimensões afetivas e cognitivas em dois contextos culturais. (Tese de Doutoramento). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

SILVA, J. A Educação na Paraíba. Correio da Paraíba, Julho 2, 2015.

SAWAYA, S. M. A infância na pobreza urbana: Linguagem oral e escrita da história pelas crianças. Psicologia, 12 (1), 1- 12, 2001.

ZILBERMAN, R. A leitura na escola. In M. A. Leitura em crise na escola. As alternativas do professor – Volume 1: 11ª ed., pp.12-1, São Paulo, 1993.

Downloads

Publicado

2017-08-15

Como Citar

SALES, V. F. FRACASSO ESCOLAR E LEITURA: questões sociopolíticas e emocionais. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 149–172, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/35545-82372. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Psicologia da Educação