O NÚCLEO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS DA UFPB: HISTÓRIA E MEMÓRIA (2007-2015)

Autores

  • Maria Elizete Guimarães Carvalho Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Credenciada aos Programas de Pós-Graduação Em Educação/PPGE/UFPB e Direitos Humanos/ PPGDH/UFPB.
  • Rossana Farias Queiroz Ferrer Graduada em Biologia. Graduanda do Curso de Pedagogia/UFPB e bolsista de iniciação científica.

Resumo

Reconstituir a memória histórica do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba, no recorte temporal de 2007 a 2015, permite refletir sobre a prática pedagógica dessa instituição, sua criação e formação, suas lutas na efetivação e promoção dos direitos humanos. Nessa configuração de reconstituição da memória e reconstrução da história, saberes e práticas se articulam e se completam, constituindo-se um conjunto qualitativo de conhecimentos, resultante do acontecimento que já se concretiza como história, em que se encontram elaborações guardadas e/ou transformadas pela memória. Segundo Le Goff (2003, p.447), “A memória é um glorioso e admirável dom da natureza, através do qual reevocamos as coisas passadas, abraçamos as presentes e contemplamos as futuras [...]”. As instituições educacionais possuem notória importância para a comunidade na qual se inserem, pela sua história e sua função educativa, em específico, o NCDH, que guarda um significado de lutas contra as violações de direitos e atuações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Assim, as memórias históricas desse espaço educativo não podem ser apagadas ou esquecidas. Dado o exposto, este artigo discute a memória histórica do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos – NCDH - da UFPB, no sentido de compreender os processos de sua criação, analisar sua permanência e importância para a comunidade acadêmica e sociedade como promotor/defensor dos Direitos Humanos. Para tanto, articulamos saberes e significados promovendo interpretações sobre suas experiências, documentos e práticas educativas, possibilitando interfaces entre memória, história e direitos humanos. Encontramos na pesquisa historiográfica os caminhos teórico-metodológicos utilizando fontes escritas (bibliográficas, documentais, legais) e iconográficas. A pesquisa historiográfica é reconhecida como importante instrumento de reconstituição histórica, por se tratar de um enfoque que revela marcas e processos socioculturais, rupturas e constâncias, as relações e a constituição educativa do ser humano.

Palavras-chave: Memória, direitos humanos, NCDH.

 


 

 

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Publicado

2018-04-25

Como Citar

CARVALHO, M. E. G.; FERRER, R. F. Q. O NÚCLEO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS DA UFPB: HISTÓRIA E MEMÓRIA (2007-2015). Revista Educare (Online), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 104–118, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/39479. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

História das instituições e práticas educativas

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