AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS

Autores

  • André Luiz Simões Pedreira Professor Assistente de Filosofia da Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este artigo pretendeu refletir sobre a importância da Filosofia na formação crítica do estudante por meio de um estudo sobre Formação Docente, Currículo e Prática Pedagógica. O objetivo desta proposta emergiu do pressuposto de que a Filosofia, enquanto prática reflexiva permanente, pode assegurar a esses estudantes uma implicação profunda no entendimento dos problemas educacionais contemporâneos, garantindo, assim, uma prática e uma formação intelectual coesas, capazes de produzir melhorias, se não na prática, ao menos nas formulações das soluções possíveis frente aos problemas da Educação. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do artigo foi a revisão de bibliografia, que se erigiu por meio do estudo de diversos autores, sendo alguns mais fundamentais à reflexão apresentada, a saber, (ARANHA, 2006) (BACELAR, 2010); (CRUZ, 2009); (PIMENTA, 2002); (RORTY, 2012).

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Biografia do Autor

André Luiz Simões Pedreira, Professor Assistente de Filosofia da Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Área de Filosofia.

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ) e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA/FACED).

Referências

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Publicado

2018-05-08

Como Citar

PEDREIRA, A. L. S. AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 255–268, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/39517. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Filosofia da Educação