EDUCAÇÃO EMOCIONAL E CURRÍCULO PATHS: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER

Autores

  • Rodrigo Silva Rosal de Araújo Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação Departamento de Fundamentação da Educação
  • Anne Karoline Alexandrino de Azevedo

Resumo

Educar o ser integralmente sugere um estudo que contemple no processo formativo o indivíduo em suas múltiplas dimensões, isto é; formar priorizando aqueles aspectos inerentes ao ser humano dentre eles, as emoções. Diante da carência educacional no contexto Brasileiro, discorreu-se sobre o estudo de educação emocional em crianças. Neste sentido, verificou-se a viabilidade de uma aprendizagem que dê atenção aos aspectos emocionais. Durante a pesquisa, observou-se a relação do aluno e suas emoções propondo meios didáticos com base em um currículo de educação emocional, o Currículo PATHS 1994. Os resultados foram analisados a partir de desenhos confeccionados pelos sujeitos. Desta forma, foi possível verificar como o ensino refletiu positivamente no aperfeiçoamento do autocontrole infantil.

Palavras-chave: Autocontrole. Currículo PATHS. Educação emocional.

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Biografia do Autor

Rodrigo Silva Rosal de Araújo, Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação Departamento de Fundamentação da Educação

Doutor em Filosofia. Professor lotado no Departamento de Fundamentação da Educação da Universidade Federal da Paraíba. Campus I.

Anne Karoline Alexandrino de Azevedo

Licenciada em Letras-Espanhol pela UFPB.

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Publicado

2019-03-05

Como Citar

ARAÚJO, R. S. R. de; AZEVEDO, A. K. A. de. EDUCAÇÃO EMOCIONAL E CURRÍCULO PATHS: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 75–99, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/44787. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Filosofia da Educação

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