https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/issue/feed Revista Educare (Online) 2024-02-12T10:30:54-03:00 Eduardo Jorge Lopes da Silva eduardojls@ce.ufpb.br Open Journal Systems <p>A <strong>Revista Educare (RE)</strong>, com periodicidade semestral, é editada pelo Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, objetiva publicar trabalhos acadêmicos inéditos, no campo dos Fundamentos da Educação, que tomem como objeto de suas reflexões o estudo do fenômeno educativo, tendo como referência as seguintes áreas: <strong>A</strong><strong>ntropologia da Educação; Economia da Educação; Filosofia da Educação; História da Educação; Psicologia da Educação e Sociologia da Educação </strong>(Conforme CNPq/Área de conhecimento/Educação).</p> <p><strong>Qualis Periódicos</strong> <strong>B1 </strong>(Quadriênio 2017-2020), nas seguintes áreas:</p> <p><strong>EDUCAÇÃO</strong>;</p> <p>Antropologia/Arqueologia;</p> <p>Direito;</p> <p>História;</p> <p>Interdiciplinar;</p> <p>Psicologia.</p> https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/69288 Retos y desafíos para una educación inclusiva 2024-02-03T10:33:27-03:00 Breogán Riobóo-Lois epastor@um.es Enrique Pator-Seller epastor@um.es 2024-02-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Educare (Online) https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/67106 Hacia una Educación Inclusiva en México: perspectivas, avances y retos. Entrevista Con Sylvia Schmelkes Del Valle y Guadalupe Mendoza Zuany 2023-06-29T10:57:50-03:00 Juan Luis Fernández Valdez luisfernandezvaldez@gmail.com Karla Aviña Marín karla.avinna@gmail.com <p>Texto basado en dos entrevistas</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Educare (Online) https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/67156 A mediação pedagógica para a inclusão da criança com transtorno do espectro autista na Educação Infantil 2023-06-30T14:52:25-03:00 Rogerlândia Sheila de Lima Lacerda rogerlandia.lima@gmail.com Munique Massaro munique@ce.ufpb.br <p>No corpo do trabalho</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Educare (Online) https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/66822 Deficiência intelectual e prática docente: reflexões teórico-práticas 2023-06-29T10:58:38-03:00 Helayne Nascimento helayneccn.ufrn@gmail.com Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães ritafora@hotmail.com <p>Este artigo se inscreve no contexto da formação docente continuada, voltada para a temática da alfabetização de crianças com deficiência intelectual. Tem como objetivo discutir questões relacionadas ao processo de inclusão escolar de crianças com DI, tratando da influência do modelo biomédico nas formas de conceber a deficiência intelectual, do sistema de classificação da DI, da concepção de que o aluno com DI tem diversas possibilidades de aprendizagem, além de propor reflexões sobre as concepções das professoras participantes desse estudo. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, com característica interventiva e colaborativa, realizada no contexto de uma escola da rede pública de ensino de João Pessoa-PB. Os momentos formativos ocorreram com repertórios profissionais reflexivos diante da prática educativa. Os dados foram coletados por intermédio de questionários, entrevistas, bem como de observação participante dos encontros, nos quais foram apresentados três vídeos para facilitar e mediar o contato com as temáticas de estudo. Como resultado, foi constatado que, no espaço escolar, ainda se encontra muito arraigado nos educadores o modelo biomédico da deficiência. Esse pensamento é reducionista, pois seu enfoque está direcionado apenas para as questões físicas, orgânicas, causadoras da “anormalidade”. É preciso refletir que para alfabetizar um aluno com deficiência intelectual é necessário se basear nas diferenças que o processo possa apresentar e a partir destas construir uma prática pedagógica que insira a todos indistintamente.</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Educare (Online) https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/67751 Brecha de género en la etapa educativa de Formación Profesional: Una revisión sistemática del contexto español 2023-08-25T12:43:48-03:00 Clara Grech clarabanc96@gmail.com Paula Frieiro paulafrieiropadin@hotmail.com <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Entrenamiento profesional; </span></span></span></span></span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">&nbsp;género; </span></span></span></span></span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Estereotipos.</span></span></span></span></span></span></span></span></span></span></p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Educare (Online) https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/67160 Hospitalização e afastamento da escola: a educação é um direito de todos? 2023-07-17T08:32:07-03:00 Emilia Amaral emiliakarlaamaral@gmail.com Elizeu Clementino Souza esclementino@uol.com.br <p>Hospitalização e direito à educação.</p> 2023-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Educare (Online) https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/69358 Expediente 2024-02-12T10:30:54-03:00 Eduardo Jorge Lopes Silva eduardojorgels@gmail.com 2024-02-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Educare (Online)