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Gestão de resíduos em escola atinge 80% de reciclagem: um estudo de caso

Manfred Fehr, Atna Gomes Silva Pelet

Resumo


Confrontou-se a comunidade duma escola de Uberaba MG com o desafio de montar um sistema de gestão de resíduos com o objetivo de desviar do aterro a maior parte possível dos mesmos. Separaram-se os resíduos em biodegradáveis, inertes recicláveis e rejeitos. Os biodegradáveis transformaram-se em composto nas dependências da escola. Os inertes repassaram-se à logística reversa da cidade. Somente os rejeitos destinaram-se ao aterro. Demonstrou-se que os alunos podem operar o sistema de gestão, inclusive a compostagem. A escola produzia 157,7 kg de resíduos por mês. A reciclagem atingiu 80,8%. O esquema gerencial está disponível para imitação e multiplicação.

Palavras-chave


Compostagem; desvio de resíduos do aterro; gestão ambiental; gestão de resíduos em escolas; reciclagem de resíduos escolares.

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Revista Gaia Scientia - ISSN 1981-1268

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