Gestão de resíduos em escola atinge 80% de reciclagem: um estudo de caso

Autores

  • Manfred Fehr UFU
  • Atna Gomes Silva Pelet UFU

Palavras-chave:

Compostagem, desvio de resíduos do aterro, gestão ambiental, gestão de resíduos em escolas, reciclagem de resíduos escolares.

Resumo

Confrontou-se a comunidade duma escola de Uberaba MG com o desafio de montar um sistema de gestão de resíduos com o objetivo de desviar do aterro a maior parte possível dos mesmos. Separaram-se os resíduos em biodegradáveis, inertes recicláveis e rejeitos. Os biodegradáveis transformaram-se em composto nas dependências da escola. Os inertes repassaram-se à logística reversa da cidade. Somente os rejeitos destinaram-se ao aterro. Demonstrou-se que os alunos podem operar o sistema de gestão, inclusive a compostagem. A escola produzia 157,7 kg de resíduos por mês. A reciclagem atingiu 80,8%. O esquema gerencial está disponível para imitação e multiplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manfred Fehr, UFU

Instituto de Geografia, UFU

Atna Gomes Silva Pelet, UFU

Instituto de Geografia

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

FEHR, M.; PELET, A. G. S. Gestão de resíduos em escola atinge 80% de reciclagem: um estudo de caso. Gaia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/20966. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais