Avaliação do impacto de efluente de criação de camarão marinho através de métodos de análise exploratória

Autores

  • Teresa Cristina Bezerra Saldanha Universidade Federal da Paraíba
  • Aline Emanuela da Silva Anjos Universidade Federal da Paraíba
  • Ilda Antonieta Salata Toscano Universidade Federal da Paraíba
  • Patricia Kaori Soares Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Mônica Martins Lúcio Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

análise exploratória, carcinicultura, qualidade da água, química ambiental

Resumo

Considerando a preocupação ambiental com as áreas de mangues/estuários e a falta de dados disponíveis sobre a carcinicultura na Paraíba, o objetivo deste trabalho foi aplicar métodos de análise exploratória para avaliar possíveis alterações nos parâmetros físicos e químicos de qualidade de água de um trecho do Rio da Ribeira, PB, onde estão situadas algumas fazendas de criação de camarão. As amostras foram coletadas em três pontos (a montante, jusante e na zona de lançamento do efluente) e foram analisadas em relação à turbidez, temperatura, sólidos totais dissolvidos, pH, condutividade, fosfato, amônia, nitrato, nitrito, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio e coliformes termotolerantes. A análise de componentes principais (PCA) aplicada aos dados, resultou que um modelo com três variáveis latentes que explica cerca de 44% da variância dos dados, enquanto outro com oito variáveis latentes explica cerca de 81% das informações. Outros dois métodos multivariados foram aplicados aos dados, a análise de agrupamentos hierárquica (HCA) e o método de classificação SIMCA. Ambos corroboraram os resultados da PCA e mostraram que não há diferenças significativas entre os pontos montante e jusante, sugerindo, portanto, que não há evidência de que o despejo dos tanques de cultivo de camarão esteja impactando o sistema estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Cristina Bezerra Saldanha, Universidade Federal da Paraíba

Docente do Departamento de Química, CCEN, Campus I da UFPB. Áreas de interesse: Química Analítica, Ensino de Química, Quimiometria e Química Ambiental

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

SALDANHA, T. C. B.; DA SILVA ANJOS, A. E.; TOSCANO, I. A. S.; SOARES, P. K.; LÚCIO, M. M. M. Avaliação do impacto de efluente de criação de camarão marinho através de métodos de análise exploratória. Gaia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/21754. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)