Práticas etnobiológicas para o desenvolvimento da competência intercultural na formação do professor de biologia

Autores

  • Geilsa Costa Santos Baptista Universidade Estaudal de Feira de Santana
  • Geane Machado Araujo Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2018v12n2.37901

Resumo

Apresentamos e discutimos os resultados de uma pesquisa qualitativa baseada num estudo de caso envolvendo licenciandos em biologia de uma universidade pública do estado da Bahia, Brasil, que teve por objetivo identificar quais são as influências de experiências práticas envolvendo a etnobiologia aplicada ao ensino de ciências sobre a formação inicial do professor de biologia no que tange ao diálogo de saberes culturais. Após as suas vivências em atividades envolvendo a etnobiologia - de entrevistas semiestruturadas com feirantes, construção de recursos e sequências didáticas baseadas no diálogo intercultural a partir dos dados dessas entrevistas - solicitamos a construção de narrativas que revelassem as influências desta ciência nas suas formações como futuros professores. Análises sobre os dados obtidos permitiram a geração de categorias temáticas que nos permitiram a conclusão de que os licenciandos realizaram reflexões que lhes permitiram a construção de opiniões com significados que certamente influenciarão nas suas práticas pedagógicas para o diálogo intercultural.

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Biografia do Autor

Geilsa Costa Santos Baptista, Universidade Estaudal de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995), Especialização em Saude Aplicada ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal da Bahia (2000), Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2012). Participa como membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio-UFBA). É professora Titular no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS). Coordena o Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC-UEFS) Tem experiência e trabalhos publicados na área de Ensino de Ciências e Formação de Professores de Ciências (Biologia). Atua na pesquisa principalmente nos seguintes temas: conhecimento tradicional, etnobiologia, educação científica e diversidade cultural, ensino e formação de professores de biologia.

Geane Machado Araujo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro do Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências.

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

SANTOS BAPTISTA, G. C.; ARAUJO, G. M. Práticas etnobiológicas para o desenvolvimento da competência intercultural na formação do professor de biologia. Gaia Scientia, [S. l.], v. 12, n. 2, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2018v12n2.37901. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/37901. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais