Periódicos científicos brasileiros indexados na Web of Science e Scopus: estrutura editorial e elementos básicos

Autores

  • Rosangela Schwarz Rodrigues UFSC
  • Emanoel Quartiero UFSC
  • Patricia Neubert UFSC

Palavras-chave:

comunicação científica, periódicos científicos brasileiros, estrutura editorial.

Resumo

A pesquisa investigou os periódicos científicos brasileiros e sua estrutura editorial, por meio dos títulos indexados na Web of Science - WoS e Scopus. Desse modo, objetivou-se a) atualizar a lista de periódicos brasileiros indexados nessas bases; b) caracterizar os elementos essenciais das revistas: área do conhecimento, entidades editoras, software utilizado, número de fascículos anual e tipo de acesso; e c) identificar a estrutura editorial registrada nas páginas web dos títulos. O instrumento empregado para coleta de dados foi a ficha documental e a forma de obtenção se deu pela consulta às páginas das revistas e do diretório Ulrichs Web. A atualização da lista de periódicos indexados compôe o corpus de pesquisa, formado por 314 revistas. Entre os resultados e conclusões obtidos está a confirmação de que as áreas do conhecimento com maior número de títulos são Medicina (23,5%), Ciências Agrárias e Biológicas (19,4%), e Ciências Sociais (11,4%), e que é a condição de acesso aberto é comum a 99% das revistas. Quanto à composição editorial, percebeu-se que as revistas são formadas por grandes quantidades de integrantes no corpo editorial e por pequenos números de profissionais inseridos na equipe técnica. Destaca-se que a identificação desses últimos conjuntos foi dificultada pela falta de padronização existente nas páginas dos periódicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Schwarz Rodrigues, UFSC

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Emanoel Quartiero, UFSC

Bolsista CNPq PIBIC do curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Patricia Neubert, UFSC

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

Rodrigues, R. S., Quartiero, E., & Neubert, P. (2015). Periódicos científicos brasileiros indexados na Web of Science e Scopus: estrutura editorial e elementos básicos. Informação &Amp; Sociedade, 25(2), 138. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/117

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa