Validação de um instrumento capaz de identificar o nível de inclusão digital individual

Autores

  • Larissa Medianeira Bolzan Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniel Arruda Coronel Universidade Federal de Santa Maria
  • Mauri Leodir Löbler Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Nível de Inclusão Digital Individual, Inclusão Digital

Resumo

Considerando as muitas transformações sociais protagonizadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a atual produção científica a respeito do tema inclusão digital, que apresenta metodologias variadas explorado o tema de forma ampla e generalista, uma vez que as pesquisas adotam como objeto de análise a proposta de políticas públicas (LÖBLER et al., 2011). Este artigo teve como objetivo criar e validar um instrumento capaz de mensurar o Nível de Inclusão Digital Individual. Para atingir o objetivo dessa investigação, foi conduzido um levantamento do tipo survey, de natureza quantitativa e caráter descritivo. Ainda quanto aos aspectos metodológicos, o procedimento foi dividido em duas etapas. A primeira tratou da construção de um índice de inclusão digital individual - capaz de verificar o nível de inclusão digital de um individuo. A segunda foi a validação do índice, através de métodos estatísticos. A construção do instrumento de pesquisa se deu com base em modelos e teorias sobre o tema. Como contribuições desse trabalho, cita-se a elaboração de um instrumento que possibilita a mensuração do nível de inclusão digital individual. Além de um método para identificação e aproximação dos indivíduos com mesmo nível de inclusão digital, ou seja, grupos homogêneos internamente, bem como separação em grupos diferentes daqueles com diferentes níveis de inclusão digital, ou seja, grupos heterogêneos entre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Medianeira Bolzan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Mauri Leodir Löbler, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-08-13

Como Citar

Bolzan, L. M., Vieira, K. M., Coronel, D. A., & Löbler, M. L. (2013). Validação de um instrumento capaz de identificar o nível de inclusão digital individual. Informação &Amp; Sociedade, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/15389

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa