Cartadas do jogo informacional : a perspectiva dual da informação como matriz do mundo sistêmico e do mundo vivido

Autores

  • Jose Washington de Morais Medeiros Universidade Estadual da Paraiba
  • Marli Batista Fidelis Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Informação, Jürgen Habermas, Mundo sistêmico, Mundo vivido, Arquivologia

Resumo

Nesta fase da modernidade, a informação é determinante para a inovação da ciência e da tecnologia na chamada sociedade do conhecimento. A globalização tem agregado à informação uma diversidade de fatores, que facilitam a geração, a disseminação e o uso de conteúdos. No entanto, com as crises das metanarrativas, as ciências empíricas, como a Arquivologia, têm sido conduzidas a repensar seus fundamentos, desvelando as contradições com que a informação se configura diante dos domínios do mundo sistêmico sobre o mundo vivido. Este trabalho busca entender a perspectiva dual da informação, no contexto da teoria da sociedade habermasiana, dimensionada pelo mundo sistêmico e pelo mundo vivido. Trata-se de uma pesquisa teórica, subsidiada pelo método hermenêutico e pela abordagem qualitativa. Situando a discussão na Arquivologia, discute a missão dos arquivos como célula do mundo vivido e, ao mesmo tempo, sua condição como mecanismo de controle/poder sistêmico. Destaca a contribuição teórica de Habermas para redimensionar o estudo da informação em arquivo, chamando a atenção para a responsabilidade social intrínseca do arquivo como esfera pública, difusor cultural e espaço de ações educativas, muito além de sua condição burocratizante, instituída pela própria mecanicidade dos interesses administrativos da racionalidade instrumental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Washington de Morais Medeiros, Universidade Estadual da Paraiba

Doutor em Educação e Mestre em Ciência da Informação. Professor do Departamento de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e do Mestrado Profissional em Gestao das Organizacoes Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Marli Batista Fidelis, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharela em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Arquivista concursada da UFPE.

Downloads

Publicado

2013-04-17

Como Citar

Medeiros, J. W. de M., & Fidelis, M. B. (2013). Cartadas do jogo informacional : a perspectiva dual da informação como matriz do mundo sistêmico e do mundo vivido. Informação &Amp; Sociedade, 23(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/15798

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa