A perspectiva da competência informacional na Educação à Distância (EAD)

Autores

  • Elizete Vieira Vitorino

Palavras-chave:

Competência Informacional, , Educação a Distância (EaD), Construção do Conhecimento

Resumo

A natureza multidimensional da Educação a Distância (EaD) faz desta modalidade de educação um campo fértil para os estudos, envolvendo o aprendizado, a informação e o conhecimento. Ao mesmo tempo em que interação, autonomia, colaboração, informação e conhecimento são palavras soltas, também são significativas nesta modalidade de ensino na medida que estão em permanente transformação. Nessa “teia” de transformações, está inserida a educação, e, em particular, a EaD, envolta em tempos e movimentos que se influenciam mutuamente. A oportunidade, neste caso, se abre à ressignificação das concepções mecanicistas sobre o conhecimento e a comunicação, criando possibilidades para que transformações ocorram no sistema educacional, articuladas com o conjunto de transformações sociais mais amplas. Por este ângulo, são apresentadas neste trabalho caracterizações e conceituações da competência informacional, bem como dos termos informação e educação para a competência informacional. O trabalho discorre sobre a aprendizagem contínua, a “presencialidade”, a flexibilidade, a “distancialidade”, a alfabetização digital e a interação no rol de possibilidades à construção do conhecimento. O que se pretende neste trabalho é desenvolver uma reflexão multidisciplinar e embrenhar esforços no sentido de concretizar a competência informacional  na Educação a Distância. Para a EaD, a compreensão e incorporação desses conceitos e contextos é fundamental, pois a relação pedagógica que se estabelece nesta modalidade está imersa numa determinada cultura e por isso mesmo torna-se transformadora dessa mesma cultura. Por conseqüência, deve ser oportunizada aos sujeitos da educação a abertura para o desenvolvimento da competência informacional e para a construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-24

Como Citar

Vitorino, E. V. (2009). A perspectiva da competência informacional na Educação à Distância (EAD). Informação &Amp; Sociedade, 19(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/1834

Edição

Seção

Artigos de Revisão