A Biblioteca Pública como um empório de ideias: evidências do seu lugar na sociedade contemporânea

Autores

  • Bruna Lessa Instituto de Ciência da Informação (ICI). Universidade Federal da Bahia (UFBA). http://orcid.org/0000-0003-4485-203X
  • Henriette Ferreira Gomes Instituto de Ciência da Informação (ICI). Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Palavras-chave:

Biblioteca pública – Mediação da informação. Biblioteca pública – Mediação cultural. Biblioteca pública – Função social.

Resumo

Estudo crítico da literatura da área da Biblioteconomia. Ciência da Informação e Sociologia para reflexão do papel social da biblioteca pública na contemporaneidade, com o objetivo de identificar e analisar sua função de mediadora cultural e da informação. Ao refletir sobre a mediação cultural, suas implicações sociais e conceituais, situa a biblioteca pública como espaço social dessa ação ao realizar a mediação da informação. Discutindo as possibilidades de atuação da biblioteca pública, aponta seu potencial transformador ao representar um espaço de encontro e de diálogo em meio a diversidade cultural e de dispositivos tecnológicos, que diversificam o modo de produção e circulação dos bens culturais, passando a se caracterizar como uma espécie de “empório de ideias”, que também deve permitir o conforto da permanência do usuário. Conclui que a biblioteca pública na atualidade é convidada a repensar sua atuação enquanto espaço de mediação da informação que tanto preserva a memória social quanto oferece as condições para a criatividade e produção cultural, assegurando que o respeito à diferença seja o motor do protagonismo social e do respeito e exercício da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Lessa, Instituto de Ciência da Informação (ICI). Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professora Assistente do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil. 

Henriette Ferreira Gomes, Instituto de Ciência da Informação (ICI). Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Lessa, B., & Gomes, H. F. (2017). A Biblioteca Pública como um empório de ideias: evidências do seu lugar na sociedade contemporânea. Informação &Amp; Sociedade, 27(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/30765

Edição

Seção

Artigos de Revisão