O uso da técnica de incidente crítico na avaliação do impacto de treinamento em pesquisa bibliográfica para mestrandos e residentes da área da saúde

Autores

  • Mariza Cristina Talim Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Bibliotecária da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
  • Beatriz Valadares Cendón UFMG
  • Sérgio Luiz Talim Universidade Federal de Minas Gerais, Colégio Técnico

Palavras-chave:

Competência em informação, Impacto de treinamento, Habilidades de pesquisa. Bases de dados, Incidente crítico.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto de um treinamento em pesquisa bibliográfica na base de dados Medline e do Portal de Pesquisa da BVS, no comportamento de busca informacional dos mestrandos e residentes do Campus Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais.

Utilizamos a técnica do incidente crítico para avaliar o impacto do treinamento nas atividades profissionais e de formação dos mestrandos e residentes.

Realizamos uma pesquisa básica descritiva utilizando abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa utilizou uma amostra não aleatória composta pelos mestrandos e residentes que aceitaram participar de um treinamento com carga horária de 15 horas.

A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário, utilizando a técnica do incidente crítico, respondido pelos alunos entre quatro e cinco meses após o término do treinamento. Comparamos duas situações de pesquisa relatadas pelos alunos ocorridas antes e depois do treinamento.

Verificamos que os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos alunos foram transferidos para as suas atividades profissionais e de formação. O uso da técnica de incidente crítico se mostrou muito eficaz para avaliar o impacto do treinamento nas atividades profissionais dos participantes e esperamos que o seu uso neste trabalho motive outros pesquisadores para a sua utilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Valadares Cendón, UFMG

Doutora em Ciência da Informação pela University of Texas at Austin, EUA. Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. 

 

Sérgio Luiz Talim, Universidade Federal de Minas Gerais, Colégio Técnico

Doutor em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor associado do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Talim, M. C., Cendón, B. V., & Talim, S. L. (2017). O uso da técnica de incidente crítico na avaliação do impacto de treinamento em pesquisa bibliográfica para mestrandos e residentes da área da saúde. Informação &Amp; Sociedade, 27(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31419

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa