Fatores de influência na avaliação dos Observatórios Sociais do Brasil sob a perspectiva da Gestão de Informação

Autores

  • Lisandra Guerrero Pérez Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mônica Erichsen Nassif Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Observatórios Sociais, Sistemas de Vigilância Informacional, Avaliação, Gestão de Informação

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa é identificar os fatores que influenciam na avaliação dos observatórios sociais -OS- no Brasil sob a perspectiva da Gestão de Informação. Foi realizada uma análise de seis observatórios sociais brasileiros - Observatório Social de Brasil, Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura, Observatório de Gestão de Informação, Observatório das Metrópoles, Observatório de Itaú Cultural e Observatório da Diversidade Cultural - tendo em conta o enfoque documental da avaliação de Recursos de Informação Digitais, na literatura especializada. Esta pesquisa consta de duas etapas: uma primeira etapa de observação direta da amostra selecionada, constituída pela identificação das características gerais dos observatórios escolhidos - lugar e ano de criação, os objetivos propostos e serviços e produtos de informação fornecidos, a classificação desses observatórios segundo o enfoque selecionado e a análise do comportamento dos parâmetros estabelecidos como referência nesta pesquisa-. Na segunda etapa, foram aplicados questionários -adaptação da CyberGuide- a usuários internos e externos desses observatórios sociais para determinar os pontos em comuns e divergentes em cada caso. A pesquisa concluiu com a triangulação metodológica destas duas etapas e a determinação dos fatores mais significativos para avaliar os observatórios sociais brasileiros. A Qualidade da Informação, a Atualidade da Informação e os Fornecedores da Informação constituem os três parâmetros de mais influência na avaliação desses sistemas de monitoramento informacional. Estes fatores de maior influência contribuem para a avaliação efetiva e correta dos observatórios sociais brasileiros, visando apoiar a geração de conhecimento e o desenvolvimento da inteligência social nos sistemas de vigilância informacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandra Guerrero Pérez, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade de La Habana, Cuba. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Mônica Erichsen Nassif, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. 

Downloads

Publicado

2017-12-24

Como Citar

Guerrero Pérez, L., & Nassif, M. E. (2017). Fatores de influência na avaliação dos Observatórios Sociais do Brasil sob a perspectiva da Gestão de Informação. Informação &Amp; Sociedade, 27(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/33529

Edição

Seção

Artigos de Revisão