Biblioteca pública como lugar de práticas culturais: uma discussão sócio-histórica

Autores

  • Fabrício José Nascimento da Silveira
  • Alcenir Soares dos Reis

Palavras-chave:

Biblioteca pública, Práticas culturais, Biblioteca pública – memória, Biblioteca pública – cultura, Biblioteca pública – educação, Biblioteca pública – leitura.

Resumo

Este trabalho propõe-se a mapear e discutir, através de um prisma sócio-histórico, as relações que se instauram entre as bibliotecas públicas e o universo das práticas culturais humanas. Em razão deste objetivo, aponta-se inicialmente que as práticas culturais devem ser entendidas como um conjunto de manifestações simbólicas concebidas por um determinado indivíduo ou por uma dada sociedade para atribuir múltiplos olhares interpretativos sobre o mundo que os cercam. Em seguida, e utilizando essa definição como instrumento de sustentação teórica, pretende-se elaborar uma análise que traga elementos esclarecedores para a seguinte questão: em que medida as bibliotecas públicas podem ser consideradas um “lugar de práticas culturais”? Para tanto, utiliza-se o seguinte percurso metodológico: em um primeiro momento salienta-se que prática cultural alguma é completa em si mesma, necessitando sempre de uma materialidade para adquirirem visibilidade e sentido, materialidade que, por sua vez, aproxima as bibliotecas públicas do conjunto das táticas e estratégias que atravessam tais instâncias de significação. Em um segundo momento, enfatiza-se que as quatro funções básicas de toda biblioteca pública – função cultural, informacional, recreativa e educacional – se tornam mais evidentes quando relacionadas à questão da memória, da cultura, da educação e da leitura. Assim, com base nestas análises, pretende-se defender que as bibliotecas públicas são “lugares de práticas culturais” porque nos ajudam a elaborar representações para os diversos cenários sociais, políticos e culturais onde nossas vidas se desenvolvem, fazendo frutificar os saberes e contribuindo para a preservação e difusão do patrimônio material e intelectual humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-04-10

Como Citar

Silveira, F. J. N. da, & Reis, A. S. dos. (2011). Biblioteca pública como lugar de práticas culturais: uma discussão sócio-histórica. Informação &Amp; Sociedade, 21(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/3740

Edição

Seção

Artigos de Revisão