O uso de ferramentas de busca e acesso a artigos científicos pelos pesquisadores brasileiros

Autores

Palavras-chave:

Ferramentas de busca, Artigos científicos, Bases de dados, Sci-Hub, Comunicação Científica

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar quais são os mecanismos de busca e acesso a artigos científicos mais utilizados pelos pesquisadores brasileiros, abrangendo todas as áreas. Para tanto, foi aplicada uma pesquisa descritiva com survey, com abordagem quantitativa, de modo que foi desenvolvido um questionário, o qual foi enviado a coordenações de pós-graduação de todo o país, a fim de que os estudantes (mestrandos e doutorandos) e professores (mestres e doutores) o respondessem. Os resultados mostraram que as preferências de ferramentas tendem a variar entre aquelas com mais recursos, as metabases de dados (Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES etc.), e aquelas de maior simplicidade (buscadores genéricos, Sci-Hub etc.), porém as últimas se sobressaem em alguns quesitos, como no caso de busca por título do artigo. Assim, concluiu-se que, diante de tanta variedade, os pesquisadores tendem a optar por ferramentas que mais rapidamente e de modo mais prático atendam suas necessidades, com o mínimo de barreiras para se alcançar o que se deseja, mais que ainda assim sejam confiáveis e garantam a relevância da informação recuperada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Libonati Gomes, Universidade Federal do Pará

Mestrando pelo Programa de Pós-Gruduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Alegria Celia Benchimol, Museu Paraense Emílio Goeldi; Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciência da Informação
pelo Instituto Brasileiro de Informação
em Ciência e Tecnologia em convênio
com a Universidade Federal do Rio de
Janeiro, Brasil. (UFPA). Tecnologista
Pleno do Museu Paraense Emílio Goeldi,
Brasil. Editora associada do Boletim do
Museu Paraense Emílio Goeldi, Brasil. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará.

Thiago Henrique Bragato Barros, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto na Faculdade de Arquivologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará. Líder do grupo de pesquisa Organização e Representação em Arquivos e Bibliotecas. Pesquisador em grupos de pesquisa da UNESP e UNB. Presidente da Internacional Society for Knowledge Organization- Capítulo Brasileiro (2017-2019).

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Gomes, D. L., Benchimol, A. C., & Barros, T. H. B. (2018). O uso de ferramentas de busca e acesso a artigos científicos pelos pesquisadores brasileiros. Informação &Amp; Sociedade, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38113

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa