Mutações na ciência da informação e reflexos nas mandalas interdisciplinares

Autores

  • Lena Vania Ribeiro Pinheiro IBICT

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Interdisciplinaridade, Epistemologia, Mapeamento da literatura, Metrias de informação e comunicação, mandalas.

Resumo

Pesquisa sobre a constituição epistemológica da Ciência da Informação, suas transformações ao longo do seu desenvolvimento e sua representação em mandalas, a fim de traçar uma nova configuração  que espelhe a área na contemporaneidade.  O método adotado reuniu o qualitativo e quantitativo, tanto por mapeamentos da literatura quanto por metrias da informação e comunicação. A epistemologia e a interdisciplinaridade sustentaram teoricamente a pesquisa e diferentes fontes foram utilizadas, do Brasil e do exterior. Os resultados demonstram que a Ciência da informação estudada e praticada no Brasil está de acordo com a agenda internacional de pesquisas da área, com exceção da divulgação científica observada e justificada pelas políticas públicas e ações de informação de nosso país. O traçado atual da mandala representativa da Ciência da Informação no mundo de hoje possibilitou estabelecer novas fases. A atual  é manifestada pela Ciência  Aberta e Ciência Cidadã que, por sua vez,  expressam a  aproximação de  Ciência e sociedade, em processo de reconhecimento do direto  de todos à informação e ao conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lena Vania Ribeiro Pinheiro, IBICT

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Pinheiro, L. V. R. (2018). Mutações na ciência da informação e reflexos nas mandalas interdisciplinares. Informação &Amp; Sociedade, 28(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/43317

Edição

Seção

Memórias Científicas Originais