A ANÁLISE FACETADA NA MODELAGEM CONCEITUAL PARA ORGANIZAÇÃO HIPERTEXTUAL DE DOCUMENTOS ACADÊMICOS: sua aplicação no protótipo MHTX (mapa hipertextual)

Autores

  • Gercina Angela Borem de Oliveira Lima

Palavras-chave:

Análise facetada, Modelagem conceitual, Hipertexto, documentos acadêmicos

Resumo

Este estudo visa a construção de um modelo estruturado semanticamente para auxiliar a organização e representação do conhecimento humano estruturado em hipertextos, baseado na teoria da análise facetada . O segundo passo neste estudo é a aplicação do modelo semântico para criar um protótipo chamado MAPA HIPERTEXTUAL (MHTX): um modelo para organização hipertextual de documentos que deverá ser utilizado para implementar a BTDECI – UFMG (Biblioteca de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação da UFMG). A análise facetada foi utilizada para categorizar os termos indexados, estabelecendo a relação semântica de conceitos e as relações entre eles expressas nos links. Foi escolhida uma única unidade de informação, que é uma tese de doutorado sobre o próprio tema da análise assunto (NAVES, 2000), para construir um modelo conceitual anteriormente à implementação tecnológica do seu protótipo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-04-04

Como Citar

Lima, G. A. B. de O. (2007). A ANÁLISE FACETADA NA MODELAGEM CONCEITUAL PARA ORGANIZAÇÃO HIPERTEXTUAL DE DOCUMENTOS ACADÊMICOS: sua aplicação no protótipo MHTX (mapa hipertextual). Informação &Amp; Sociedade, 17(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/501

Edição

Seção

Artigos de Revisão