Interoperabilidade em repositórios digitais: modelo de provedor de serviços interativo

Autores

Resumo

O aumento do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, principalmente no que tange a Web, proporcionou a maior utilização de formatos digitais para a disponibilização de textos científicos. Nesse contexto, surgiram e vem se destacando a utilização de repositórios digitais como meio de arquivamento e de acesso das produções científicas temáticas e institucionais. Diversos protocolos e meios de acesso estão possibilitando uma melhor utilização dos repositórios em cenários distintos. A interoperabilidade e o protocolo OAI-PMH, vem colaborando em estabelecer meios de recuperar os documentos de diversas formas, mais eficientemente. Contudo, questiona-se como criar um sistema que possibilite o usuário a escolher as fontes informacionais que ele deseja utilizar em um sistema interoperável de repositórios digitais. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de criar e de implementar um modelo interoperável de repositórios digitais, que possibilite o usuário cadastrar e escolher as fontes informacionais que serão utilizadas em suas buscas. A metodologia utilizada foi do tipo exploratória e aplicada, em que a partir da bibliografia de repositórios e interoperabilidade, criou-se e implementou-se um modelo interativo de repositórios digitais. Com esse trabalho, foi possível verificar que é possível desenvolver sistema interoperável, que permita o cadastro das fontes informacionais em tempo real, fornecendo ao usuário o papel de escolher as fontes informacionais que ele deseja utilizar. Com o aporte da tecnologia Apache Solr, os resultados obtidos de diversos repositórios foram mesclados, seguindo um sistema de relevância interno deste software. O sistema criado aproxima o usuário do programa computacional, permitindo que as necessidades informacionais dos usuários sejam melhores atendidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Saraiva Coneglian, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ciênica da Informação da UNESP Marília.

José Eduardo Santarem Segundo, Universidade de São Paulo (USP)

Docente do Departamento de Eduação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP. Docente do Programa de Pós graduação em Ciência da Informação da UNESP Marília. Doutor em Ciência da Informação pela UNESP Marília.

Referências

BALANCIERI, R. et al. A análise de redes de colaboração científica sob as novas tecnologias de informação e comunicação: um estudo na Plataforma Lattes. Ciência da Informação, v. 34, n. 1, p. 64-77, 2005.

BORDIN, A. S. Extensão do protocolo Z39. 50 para busca de servidores de bibliotecas digitais. 2002. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2002.

IBICT. Sobre Repositórios Digitais. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. 2015. Disponível em: <http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/repositorios-digitais> Acesso em: 15 de jun. 2016.

FERREIRA, A. M. J. F. C.; VECHIATO, F. L.; VIDOTTI, S. A. B. G. Inclusão digital e social de indivíduos da terceira idade por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação: o papel dos ambientes colaborativos. In.: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA DA ANCIB, 9., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: ENANCIB, 2008. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/ixenancib/paper/viewFile/3067/2193>. Acesso em> 20 maio 2016.

GARCIA, P. D. A. B.; SUNYE, M. S. O protocolo OAI-PMH para interoperabilidade em bibliotecas digitais. In: CONGRESSO DE TECNOLOGIAS PARA GESTÃO DE DADOS E METADADOS DO CONE SUL, 2003, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: CONGED, 2003. Disponível em: <http://conged.deinfo.uepg.br/~iiconged/2003/Artigos/artigo_09.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2016.

LAGOZE, C.; VAN DE SOMPEL, H. The Open Archives Initiative: Building a low-barrier interoperability framework. In:ACM/IEEE Joint Conference on Digitial Libraries, 2001, Roanoke. Proceedings..., Roanoke: ACM. 2001. Disponível em: <http://www.elbib.ru/index/index.phtml?page=elbib/eng/journal/2001/part6/LS>. Acesso em: 19 jun. 2016.

LEITE, F.C.L. et al. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. IBICT, Brasília. 2009. Disponível em: <http://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/775/4/Como%20gerenciar%20e%20ampliar%20a%20visibilidade%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o%20cient%C3%ADfica%20brasileira.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2016.

MARCONDES, C. H.; SAYÃO, L. F. Integração e interoperabilidade no acesso a recursos informacionais eletrônicos em C&T: a proposta da Biblioteca Digital Brasileira. Ciência da Informação, v. 30, n. 3, p. 24-33, 2001.

MONTEIRO, S. D. As múltiplas sintaxes dos mecanismos de busca no ciberespaço. Inf. Inf., Londrina, v. 14, n. esp, p. 68 – 102. 2009. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2016.

OLIVEIRA, Renan Rodrigues; CARVALHO, Cedric Luiz. Implementação de Interoperabilidade entre Repositórios Digitais por meio do Protocolo OAI-PMH. Goiânia: UFG, 2009.

SANTAREM SEGUNDO, J. E. Representação Iterativa: um modelo para Repositórios Digitais. 2010. 224 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília. 2010.

SANTAREM SEGUNDO, J. E.; CONEGLIAN, C. S. Tecnologias da Web Semântica aplicadas a organização do conhecimento: padrão SKOS para construção e uso de vocabulários controlados descentralizados. In: Organização do Conhecimento e Diversidade Cultural. Marília: Fundepe, 2015, v. 3, p. 224-233.

SAYÃO, L. et al. Implantação e gestão de repositórios institucionais. EDUFBA, Salvador. 2009.

SHINTAKU, M. Federação de Repositórios Científicos: identificação, análise e proposta de modelo baseado nas tendências tecnológicas e da Ciência. 2015. 268 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília. 2015.

VIANA, C. L. M.; ARELLANO, M A. M; SHINTAKU, M. Repositórios institucionais em ciência e tecnologia: uma experiência de customização do DSpace. 2013. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/7168/1/viana358.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2016.

Downloads

Publicado

2018-06-05

Como Citar

Coneglian, C. S., & Santarem Segundo, J. E. (2018). Interoperabilidade em repositórios digitais: modelo de provedor de serviços interativo. Informação &Amp; Tecnologia, 3(2), 124–143. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/itec/article/view/38647