A negação da dignidade da pessoa humana e a necessidade de sua superação

Autores

  • Dafiana Socorro Soares Vicente Carlos Universidade Federal da Paraíba
  • Glória das Neves Dutra Escarião Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este texto discute a questão da dignidade da pessoa humana. A partir dos estudos de Becchi (2013), Vainfas (2010) Ginzburg (2006), Viktor Frankl (2008) e outros, assim como da retomada das experiências históricas da Santa Inquisição e dos campos de concentração nazista assinalando como a dignidade da pessoa humana vem sendo negada no decorrer da história. Por outro lado, reconhece que, com o Fim da Segunda Guerra Mundial a questão ganha visibilidade à luz da consciência da necessidade de sua afirmação como o princípio fundamental dos direitos humanos e da criação das condições de existência de um padrão de sociabilidade para além da barbárie da guerra, da violência e das práticas sociais e políticas desumanizadoras. Palavras-chave: Dignidade, Pessoa humana, Ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dafiana Socorro Soares Vicente Carlos, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Ciências das Religiões- PPGCR-UFPB; Pedagoga pela UFPB (com área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos) e Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela UFPB.Como pesquisadora tem se ocupado em investigar alguns temas: Educação de Jovens e Adultos, Ensino Religioso; Imaginário, Imagem na sociedade contemporânea, Livro didático na EJA.

Glória das Neves Dutra Escarião, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Atualmente é professora universitária da Universidade Federal da Paraíba atuando principalmente nas seguintes áreas: currículo, pedagogo, supervisão e orientação escolar, projeto político pedagógico e escola pública, ciências das religiões

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Estudos Teóricos