GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA: SUA APLICAÇÃO ENQUANTO FERRAMENTA PARA A VANTAGEM COMPETITIVA

Autores

  • Daniele Brene Pires Marcos Martins Advogados Associados
  • Janaina Lopes
  • Valéria Martin Valls Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Gestão da informação, Escritórios de advocacia, Vantagem competitiva.

Resumo

No ambiente competitivo das empresas, os chamados ativos intangíveis se configuram como fonte de inovação e criação de novos paradigmas de valores. Neste contexto, a gestão do conhecimento tem recebido cada vez mais atenção das organizações, inclusive em ambientes jurídicos, onde o conhecimento apresenta-se como o principal recurso estratégico. No entanto, as empresas encontram dificuldades no gerenciamento da produção do conhecimento criado ao longo do processo de prestação de serviços a que se dispõe. Diante desse problema, buscou-se, por meio da revisão de literatura, o aprofundamento do estudo teórico sobre a gestão do conhecimento e informação jurídica com vistas a identificar os requisitos e modelos para o desenvolvimento da gestão do conhecimento em escritórios de advocacia, bem como listar os benefícios e áreas onde a gestão do conhecimento é imprescindível em um ambiente jurídico. Pôde-se constatar que os benefícios dessa ferramenta administrativa estão presentes em todos os processos e em todas as áreas organizacionais e que a sua aplicação torna-se instrumento que garante a sua competitividade e sustentabilidade frente aos desafios do mundo globalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Brene Pires, Marcos Martins Advogados Associados

Especialista em Modelo Estratégico de Gestão de Pessoas pela Fundação Instituto de Administração - FIA (2010). Especialista em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP (2007). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho - UNESP (2005).

Janaina Lopes

Especialista em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP (2007). Bacharel em Biblioteconomia pela Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação - FaBCI (2000).

Valéria Martin Valls, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2005). Docente de graduação e pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Downloads

Publicado

28-06-2013

Como Citar

Pires, D. B., Lopes, J., & Valls, V. M. (2013). GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA: SUA APLICAÇÃO ENQUANTO FERRAMENTA PARA A VANTAGEM COMPETITIVA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3(1), 48–70. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/14436

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles