OS ELEMENTOS DE INTELIGÊNCIA EMPREENDEDORA COMO PROMOTORES DE EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL: UM FENÔMENO NA ACADEMIA

Autores

  • Jairo de Carvalho Guimarães Universidade Federal do Piauí - UFPI

Palavras-chave:

Gestão. Liderança. IFES. Empreendedorismo.

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico é discutir em que circunstâncias a liderança ou a gestão contribui para a eficiência organizacional a partir da implementação da Inteligência Empreendedora, que tem como pano de fundo a elaboração e a aplicação de instrumentos inovadores e emblemáticos visando à realização eficaz dos processos. Através do elemento cultural, cuja raiz está presente no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), e mediante a adoção da meritocracia como ferramenta para abduzir os atores sociais a legitimar a prática gerencial ou a conduta do líder, admite-se que em IFES o processo gerencial ou o estilo de liderança contribui para o sucesso organizacional sob uma ótica estratégica. A partir desta premissa, preconiza-se como relevante a contribuição de um processo empreendedor no âmbito da IFES como requisito para o desempenho operacional, principalmente ao se reconhecer as complexidades que historicamente as Universidades Públicas enfrentam no tocante à efetividade e à operação austera dos recursos, não obstante alguns elevados orçamentos administrados. Para tanto, vislumbra-se que a ação empreendedora, adotada de forma inteligente e compartilhada, remete ao inescapável desafio de buscar alternativas eficientes e que produzam, como reflexo diagonal, os resultados que a comunidade anseia. Assim, é papel do gestor ou líder acadêmico não restringir o universo que potencialmente existe no campo, focando suas orientações e decisões para os elementos que constituem a arquitetura que dá sustentação a uma boa gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorando em Educação (UFRJ); Mestrado em Administração e Controladoria (UFC); Especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFC); Graduação em Administração (FACE); Chefe do Curso de Administração da UFPI - Campus Floriano; presidente do NDE - Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração; presidente do Colegiado do Curso.

Downloads

Publicado

25-06-2014

Como Citar

Guimarães, J. de C. (2014). OS ELEMENTOS DE INTELIGÊNCIA EMPREENDEDORA COMO PROMOTORES DE EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL: UM FENÔMENO NA ACADEMIA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 4(1), 38–56. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16048

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles