APOSENTADORIA E CONTEXTO FAMILIAR: UM ESTUDO SOBRE AS ORIENTAÇÕES TEÓRICAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Marcos Henrique Antunes Mestrando em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Dulce Helena Penna Soares Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Narbal Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Palavras-chave:

Aposentadoria, Família, Contexto Familiar, Epistemologia, Pesquisa.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as orientações teóricas que fundamentam a produção científica acerca da interface entre aposentadoria e família. Para tanto, foi utilizado uma amostragem de 22 artigos que versam sobre o assunto, os quais foram analisados, descritos e discutidos, e, posteriormente, correlacionados ao esquema de quadrantes epistemológicos proposto por Burrel e Morgan. Por meio deste estudo, foi possível considerar a diversidade de perspectivas teóricas que tratam dessa relação temática. Nesse sentido, também foi observado que a produção de conhecimentos encontra-se em maior número nas bases de dados internacionais se comparadas às nacionais. Ademais, constatou-se que as produções em nível nacional apresentam discussões insuficientes a respeito das relações entre aposentadoria e contexto familiar, uma vez que tais estudos relacionam a aposentadoria a outros elementos de análise, dentre os quais, está o envelhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Henrique Antunes, Mestrando em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina.

Graduado em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Bolsista CAPES).

Dulce Helena Penna Soares, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Louis Pasteur Strasbourg (França). Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Narbal Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

30-09-2013

Como Citar

Antunes, M. H., Soares, D. H. P., & Silva, N. (2013). APOSENTADORIA E CONTEXTO FAMILIAR: UM ESTUDO SOBRE AS ORIENTAÇÕES TEÓRICAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3, 45–56. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16967

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles