APRENDIZAGEM: EVOLUÇÃO NO CONTEXTO DAS TEORIAS ORGANIZACIONAIS

Autores

  • Ronaldo Alves Nogueira Universidade de Brasília
  • Catarina Cecília Odelius Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional. Teoria Organizacional. Estudos Organizacionais.

Resumo

O tema da aprendizagem aparece como estratégico no processo gerencial, ainda que se apresente de modo fragmentado e disperso na literatura organizacional. Considerando isso, o trabalho pretende resgatar as abordagens a respeito da aprendizagem no âmbito das teorias das organizações. Procura-se alinhar o texto ao processo de evolução teórica histórica, da teoria clássica à pós-moderna, bem como do ponto de vista da discussão sociológica mais ampla dos paradigmas de análise propostos por Burrel e Morgan. O fio condutor também segue as narrativas analíticas em análise organizacional, conforme apontado por Michael Reed, com o objetivo de contribuir para a consolidação do conceito de aprendizagem em organizações e destacar a importância do tema para as teorias organizacionais. Conclui-se que ainda há espaço de afirmação dos conceitos e pressupostos básicos desse campo a ser explorado na integração da teoria de aprendizagem no contexto organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Alves Nogueira, Universidade de Brasília

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Administração Pública pelo Instituto Universitário de Lisboa (IUL-ISCTE), Especialista em Direito Público (PUC/MG) e bacharel em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (1999).

Catarina Cecília Odelius, Universidade de Brasília

Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Metropolitanas Unidas (1982), mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

15-06-2014

Como Citar

Nogueira, R. A., & Odelius, C. C. (2014). APRENDIZAGEM: EVOLUÇÃO NO CONTEXTO DAS TEORIAS ORGANIZACIONAIS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 5(1), 3–18. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/17286

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles