LACUNAS NA PESQUISA EM GESTÃO DE PESSOAS: UMA PROPOSTA DE AGENDA PARA PESQUISAS FUTURAS

Autores

  • Luciano Henrique Trindade Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).
  • Cristiane Gazel Trindade Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Elaine Cristina de Oliveira Rocha Nogueira Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Lacúnas, Tendências, Estado da Arte, Futuro

Resumo

Uma das características da gestão de pessoas no âmbito das organizações é a sua permanente mudança em virtude da alteração a fatores ambientais, sejam eles econômicos, sociais, demográficos ou empresariais. Dessa forma, na medida em que ocorrem mudanças no contexto, são necessárias adaptações da gestão de pessoas, na forma de novas políticas e práticas. Ao longo do tempo estas mudanças levam as organizações a modificarem sua forma de gerir recursos humanos, constituindo modelos de gestão vinculados às suas condições contextuais. Observa-se que há temas de interesse que merecem ser explorados em maior profundidade, tanto na área acadêmica quanto no ambiente corporativo, seja por entidades representativas, seja por consultorias que apóiam as organizações, ou ainda seja pelas próprias organizações que querem alinhar suas estratégias às possibilidades de futuro. O presente ensaio teórico tem como objetivo relacionar temas de interesse que podem compor uma agenda para pesquisas futuras em Gestão de Pessoas. Através da revisão da literatura em periódicos de alto impacto, no período de 2001 a 2014, foi realizada uma pesquisa buscando artigos sobre o futuro e as tendências da Gestão de Pessoas. Como resultados foram identificados oito grandes temas emergentes, que podem ser de ponto de partida para o pesquisador interessado em explorar o campo da Gestão de Pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Henrique Trindade, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Doutorando em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), possui Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2013) e graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professor do ensino superior na Universidade Nove de Julho. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, comportamento organizacional e transformação organizacional.

Cristiane Gazel Trindade, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Especialista Master in Project Management, possui graduação em Engenharia de Produção Química pelo Centro Universitário da FEI (2000) e graduação em Engenharia Química pelo Centro Universitário da FEI (1998).

Elaine Cristina de Oliveira Rocha Nogueira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), possui graduação em Secretariado Executivo pelo Centro Universitário Assunção (2001). Atualmente é docente do ensino superior (UNINOVE)

Downloads

Publicado

15-06-2015

Como Citar

Trindade, L. H., Trindade, C. G., & Nogueira, E. C. de O. R. (2015). LACUNAS NA PESQUISA EM GESTÃO DE PESSOAS: UMA PROPOSTA DE AGENDA PARA PESQUISAS FUTURAS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 5(1), 169–183. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/18139

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles