A RASTREABILIDADE APLICADA À CADEIA DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

Autores

  • Victor Nassar UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thali Leal Sampaio UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Milton Luiz Horn Vieira UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Rastreablidade, Gestão de Processos, Controle de Dados, Monitoramento de Dados, Agropecuária.

Resumo

Na gestão do setor agropecuário de animais de produção, há diferentes fatores que influenciam a qualidade do produto final, como as práticas de manejo no local de criação, condições de transporte e no abatedouro. Com a execução da rastreabilidade, pode-se monitorar o ciclo de vida do animal, tornando a procedência conhecida e capaz de obter certificação e qualidade do produto. Assim, pode-se exigir rigor para o bem-estar animal e gerar maior segurança para o consumidor. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar a gestão do processo de rastreabilidade no setor da agropecuária. O artigo inicia com uma fundamentação teórica sobre gestão de processos e análise do processo da rastreabilidade, identificando os segmentos da cadeia de produção e tecnologias envolvidas. Em seguida, tem-se a aplicação de um estudo de caso que utiliza a tecnologia Radio Frequency Identification (RFID) para o controle de dados e monitoramento de animais e cargas. Descrevem-se as direções que nortearam a pesquisa, com enfoque no sistema de produção animal e análise do ciclo de vida, do ambiente e do fluxo de informações, bem como o desenvolvimento do processo de produção automatizado com RFID. A partir de então, levanta-se uma discussão sobre o papel da rastreabilidade na relação com boas práticas agropecuárias, na fiscalização das autoridades e no que representa ao consumidor. Conclui-se que uma gestão de processos na agropecuária que tenha como suporte a rastreabilidade, além de garantir segurança para empresas e consumidores, pode proporcionar acompanhamento da logística do transporte, da sanidade e bem-estar dos animais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Nassar, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Design na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista FAPESC e Pesquisador no DesignLab da UFSC. Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná (2012).

Thali Leal Sampaio, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Especialista em Gestão em Laboratório Clínico pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (2009). Bolsista do CNPq, na área de Gestão de Projetos do DesignLab da UFSC. Especialista em Microbiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Graduada em Medicina Veterinária pela pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004).

Milton Luiz Horn Vieira, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Professor com dedicação exclusiva e Coordenador do DesignLab da UFSC.

Downloads

Publicado

15-06-2014

Como Citar

Nassar, V., Leal Sampaio, T., & Luiz Horn Vieira, M. (2014). A RASTREABILIDADE APLICADA À CADEIA DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 5(1), 98–114. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/18408

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles