ACREDITAÇÃO HOSPITALAR E A GESTÃO DA QUALIDADE DOS PROCESSOS ASSISTENCIAIS

Autores

  • Luiza Beth Nunes Alonso Universidade Católica de Brasília
  • Clarisse Droval Universidade de Trás-os-Montes e Alto D´ouro (Portugal)
  • Edilson Ferneda Universidade Católica de Brasília
  • Luci Emidio Hospital Santa Marta (Taguatinga, DF)

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, Gestão Hospitalar, Acreditação Hospitalar.

Resumo

A gestão clínica e administrativa passa necessariamente pela gestão e valorização do ser humano em todos os seus aspectos constitutivos. Fazer uma gestão hospitalar voltada para a qualidade assistencial é um desafio que precisa ser almejado. A avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde é matéria de interesse do setor privado, do Estado e da Sociedade. Um dos objetivos deste artigo é o de verificar como a acreditação pode garantir maior segurança ao paciente, estudando o mapeamento e aperfeiçoamento dos processos de assistência e ainda a inserção da acreditação como incremento qualitativo.

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Biografia do Autor

Luiza Beth Nunes Alonso, Universidade Católica de Brasília

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade de Harvard (EUA) e Doutora em Educação pela mesma Universidade, atualmente é diretora e pesquisadora do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília.

Clarisse Droval, Universidade de Trás-os-Montes e Alto D´ouro (Portugal)

Graduada em Ciências contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Santa Rosa (1981) e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo (1987), mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília, doutorada em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto D´ouro (Portugal).

Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília

Possui graduação em Tecnologia de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1979), mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e doutorado em Computação pelo Laboratoire d'Informatique, Robotique et Microélectronique de Monpellier (LIRMM), França (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Brasília, onde atua no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação e no Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Seus interesses incluem Inteligência Artificial e Gestão do Conhecimento.

Luci Emidio, Hospital Santa Marta (Taguatinga, DF)

Graduada em Administração de Empresas com Habilitação em Administração Hospitalar pela União Educacional de Brasília (UNEB) e Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atualmente é Diretora Executiva do Hospital Santa Marta (Taguatinga, DF).

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Publicado

05-07-2014

Como Citar

Alonso, L. B. N., Droval, C., Ferneda, E., & Emidio, L. (2014). ACREDITAÇÃO HOSPITALAR E A GESTÃO DA QUALIDADE DOS PROCESSOS ASSISTENCIAIS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 4(2), 34–49. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/19162

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles