A DIMENSÃO TECNOLÓGICA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E A CONTRIBUIÇÃO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PLATAFORMA PODIO

Autores

  • Narjara Bárbara Xavier Silva UFPB
  • Marckson Roberto Ferreira de Sousa UFPB

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Portais de Conhecimento Corporativo, Arquitetura da Informação, Plataforma Podio.

Resumo

Com foco na dimensão tecnológica da gestão do conhecimento (GC), o estudo visa demonstrar a contribuição da arquitetura da informação em ambientes informacionais digitais para os processos de GC no contexto organizacional. Para tanto, se utiliza da literatura relacionada às temáticas: gestão do conhecimento, portais de conhecimento corporativo e arquitetura da informação. Quanto aos procedimentos metodológicos, se trata de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, e objetivos exploratórios e descritivos, cuja técnica utilizada para a coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica e experimental. Considerou-se, portanto, o nível tático/modelagem do modelo proposto de arquitetura da informação em ambientes informacionais digitais, a partir da avaliação dos sistemas de organização, navegação, rotulação e busca na Plataforma Podio – objeto de estudo desta pesquisa. A partir da análise, tem-se como premissa que o ambiente digital estudado se constitui dos critérios necessários para a configuração de portais corporativos efetivos no suporte ao processo da gestão do conhecimento nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Narjara Bárbara Xavier Silva, UFPB

Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI - UFPB). Atuou como Estagiária Docente do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB, como Tutora EAD do curso de extensão em Educação em Direitos Humanos (UFPB Virtual) e como Pesquisadora/Instrutora de Projeto de Inclusão Digital no âmbito do Programa Rede Digital (FapesqPB). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Informação, Aprendizagem e Conhecimento (GIACO | PPGCI - UFPB) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação (GTIC | PPGCI - UFPB). Está atuando como Agente Local de Inovação no Programa ALI - PB * SEBRAE/CNPq. Tem conhecimentos teóricos/práticos e interesse nas áreas de Comunicação Interna e Institucional; Gestão da Informação e do Conhecimento Organizacional; Gestão da Qualidade e Inovação em Negócios.

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, UFPB

Doutor em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, com pesquisa na área de Interfaces Humano-Computador. Mestrado em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Energia pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharelando em Direito pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB, na linha de pesquisa de Memória, Organização, Acesso e Uso da Informação. Na Pós-Graduação trabalha especialmente os seguintes temas: Arquitetura da Informação; Estudos de usuários; Usabilidade; Acessibilidade; Aspectos Jurídicos na Internet com ênfase em Direito Digital.

Downloads

Publicado

22-12-2015

Como Citar

Silva, N. B. X., & Sousa, M. R. F. de. (2015). A DIMENSÃO TECNOLÓGICA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E A CONTRIBUIÇÃO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PLATAFORMA PODIO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 5(2), 186–200. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/22161

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles