QUINZE ANOS DE ESTUDO DA REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA SOB A ÓTICA DA BIBLIOMETRIA E DA REDE SOCIAL

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

Revista de Administração Contemporânea, Ensino e Pesquisa em Administração, Bibliometria, Rede Social.

Resumo

Este artigo explorou a produção acadêmica científica da Revista de Administração Contemporânea (RAC), no período de 1997 a 2011. O estudo baseou-se num estudo bibliométrico e de rede social, utilizando-se da estatística descritiva, em 564 artigos identificados. Os principais resultados foram: predomínio de artigos em parceria; Machado-da-Silva, Carrieri, Vasconcelos e Rezende se destacaram por suas respectivas produtividades e centralidades de grau neste estudo; a USP, a FGV (SP), a UFRGS, a UNB, a UFPR, a UFMG e a UFRJ, também destacaram-se por serem as IESs que mais publicaram e consequentemente as mais centrais em 15 anos de pesquisa na RAC. Observou-se uma baixa densidade nas redes de coautoria e na rede da IESs, apesar que esta último obteve uma densidade um pouco melhor. Houve um equilíbrio entre os métodos de pesquisa trabalhados pelos autores. E por fim, constatou-se que as palavras: empresas, organizacional e gestão foram as mais vistas tanto nos títulos como também nas palavras-chave dos artigos analisados. Conclui-se neste estudo um perfil macro das 564 publicações do periódico RAC, o que contribui para melhor entender a área de Administração do Brasil, já que a referida revista é uma das mais importantes para o campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique César Melo Ribeiro, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (2014), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2009), possui graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (2005), especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Piauiense (2007), e especialização em Controladoria Governamental pela Faculdade Piauiense (2010). Atualmente é professor da Universidade Nove de Julho.

Downloads

Publicado

05-07-2015

Como Citar

Ribeiro, H. C. M. (2015). QUINZE ANOS DE ESTUDO DA REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA SOB A ÓTICA DA BIBLIOMETRIA E DA REDE SOCIAL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 5(1), 86–108. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/22918

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles