APRENDENDO A SER SUCESSOR: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA

Sayonara de Fátima Teston, Eliane Salete Filippim, Fernando Fantoni Bencke

Resumo


Trata-se de um artigo que versa sobre as interseções entre a aprendizagem e os processos sucessórios. O objetivo geral centra-se em compreender como um sucessor aprende a ser sucessor. Para alcançar o objetivo proposto adotou-se uma abordagem qualitativa com desenho da pesquisa descritiva e exploratória. Como técnica, elegeu-se o estudo de caso, tendo com instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a observação e a análise documental. Como resultados do estudo, percebeu-se que o processo de sucessão é permeado por fatores individuais relacionados à aprendizagem, e que os indivíduos podem utilizar diferentes meios de aprendizagem: na relação com o meio, pela interação, pela observação, com as experiências de vida e por meio da reflexão. A aprendizagem formal, informal e incidental que se originou dos meios escolhidos também foram identificadas e permeiam o processo sucessório.

Palavras-chave


Aprendizagem experiencial; Sucessão; Família.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).