APRENDENDO A SER SUCESSOR: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA

Autores

  • Sayonara de Fátima Teston
  • Eliane Salete Filippim
  • Fernando Fantoni Bencke

Palavras-chave:

Aprendizagem experiencial, Sucessão, Família.

Resumo

Trata-se de um artigo que versa sobre as interseções entre a aprendizagem e os processos sucessórios. O objetivo geral centra-se em compreender como um sucessor aprende a ser sucessor. Para alcançar o objetivo proposto adotou-se uma abordagem qualitativa com desenho da pesquisa descritiva e exploratória. Como técnica, elegeu-se o estudo de caso, tendo com instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a observação e a análise documental. Como resultados do estudo, percebeu-se que o processo de sucessão é permeado por fatores individuais relacionados à aprendizagem, e que os indivíduos podem utilizar diferentes meios de aprendizagem: na relação com o meio, pela interação, pela observação, com as experiências de vida e por meio da reflexão. A aprendizagem formal, informal e incidental que se originou dos meios escolhidos também foram identificadas e permeiam o processo sucessório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Salete Filippim

Pós-doutora em Administração Pública e Governo na EAESP/FGV/SP (2009). Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atua como Professora e Pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Downloads

Publicado

06-06-2016

Como Citar

Teston, S. de F., Filippim, E. S., & Bencke, F. F. (2016). APRENDENDO A SER SUCESSOR: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 6(1), 155–174. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/23059

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles