COOPERAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO ENTRE OS ATORES SOCIAIS EM UM ASSENTAMENTO RURAL

Autores

  • Heloiza Cristina Holgado Silva UEMS
  • Erlaine Binotto UFGD
  • Olivier François Vilpoux Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Campo Grande, MS.

Palavras-chave:

Compartilhamento de informação. Confiança. Cooperação. Reciprocidade.

Resumo

No contexto atual, cada vez mais o desempenho dos agentes econômicos vincula-se a intensidade de informações e seu compartilhamento é impactado pelas interações sociais e relações interpessoais. O objetivo deste trabalho consiste em identificar os elementos presentes no compartilhamento de informação e as relações com as posturas cooperativas dos atores sociais no Assentamento Amparo, no município de Dourados, Mato Grosso do Sul. A pesquisa é um estudo de caso descritivo, adota abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com visitas aos pesquisados nos lotes. Para análise dos dados utilizou-se o programa SPSS. Os resultados mostram que existem barreiras ao compartilhamento de informação e às práticas cooperativas, tais como: a falta de um espírito de coletivismo fortalecido no assentamento, assentados decepcionados com iniciativas anteriores de cooperação e tendências ao individualismo. A confiança, o ato de cooperar e a reciprocidade também foram abordados. Identificou-se baixo índice de cooperação e a realização de atividades cooperativas executadas com pouca frequência. Logo, o compartilhamento de informação e as posturas cooperativas representam uma expressividade restrita. Observou-se que a confiança exerce relevante influência sobre as motivações que levam os entrevistados a compartilhar informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloiza Cristina Holgado Silva, UEMS

Bacharel em Administração, Mestre em Agronegócios, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, MS.

Erlaine Binotto, UFGD

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora Adjunta II da Universidade Federal da Grande Dourados e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Agronegócios – PPGAGRONEGÓCIOS da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

Olivier François Vilpoux, Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Campo Grande, MS.

Engenheiro Agrônomo pelo Institut Supérieur D´Agriculture (França) e Doutor em Administração de Empresas pelo Institut National Polytechniques de Lorraines (França). Atualmente professor do Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Downloads

Publicado

06-06-2016

Como Citar

Silva, H. C. H., Binotto, E., & Vilpoux, O. F. (2016). COOPERAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO ENTRE OS ATORES SOCIAIS EM UM ASSENTAMENTO RURAL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 6(1), 89–108. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/23515

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles