O DESEMPENHO INOVADOR DE AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E SUA RELAÇÃO COM A GESTÃO DO CONHECIMENTO E CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DE INOVATIVIDADE E CRIATIVIDADE

Cicero Aparecido Bezerra, André José Ribeiro Guimarães

Resumo


A presente pesquisa identifica a existência de associações entre as condições habilitadoras da inovação, os aspectos capacitadores da gestão do conhecimento, as condições ambientais para a criatividade organizacional e o desempenho inovador das empresas de publicidade localizadas no município de Curitiba - PR. O estudo foi motivado pela ausência de pesquisas científicas neste segmento, apesar de sua importância no contexto econômico nacional. Trata-se de um trabalho situado na fronteira dos estudos descritivos e exploratórios, que emprega métodos quantitativos bi e multivariados para tornar explícitas as conexões buscadas. Os resultados evidenciam relações diretamente proporcionais entre os aspectos capacitadores da gestão do conhecimento, as condições habilitadoras da inovação e da criatividade e o desempenho inovador das empresas pesquisadas. As implicações podem contribuir com a consolidação da indissociabilidade teórica entre a gestão do conhecimento, a criatividade organizacional, inovatividade e desempenho inovador. Para as empresas de publicidade, fornece, no mínimo, subsídios para a reflexão acerca dos benefícios da gestão do conhecimento, do cultivo da criatividade na organização e do foco estratégico nas condições orientadoras da inovação, como instrumentos de elevar seus desempenhos inovadores.

Palavras-chave


Gestão do conhecimento; Inovatividade; Criatividade; Desempenho inovador; Agências de publicidade

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).