APLICAÇÃO DO MODELO DE ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIA À COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Helga Cristina Hedler, Edilson Ferneda, Bruno Silveira Duarte, Hércules Antonio do Prado, Carlos Enrique Carrasco Gutierrez

Resumo


O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a aceitação e adoção da computação em nuvem por meio do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) e validar um instrumento de obtenção desta medida. Participaram da pesquisa 55 funcionários de uma escola de capacitação para a indústria que utiliza serviços de nuvem (e-mail, armazenamento em disco, agenda, grupos, contatos, bate-papo e web conference). Os resultados indicam que as quatro escalas de medida (Intenção Comportamental, Utilidade Percebida, Atitude para Uso e Facilidade de Uso Percebida) apresentam confiabilidade boa (Alfa de Cronbach) variando entre 0,82 e 0,92. Utilidade Percebida e Atitude para Uso foram preditoras da Intenção Comportamental. Facilidade de Uso Percebida, uma relação não hipotetizada, também foi preditora da Intenção Comportamental. Dois itens da escala Facilidade de Uso Percebida apresentaram cargas fatoriais baixas, o que mostra a necessidade de se reformular ou criar mais itens para avaliar esse construto.

Palavras-chave


Computação em nuvem; Modelo de Aceitação de Tecnologia; Comportamento do usuário.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).