AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL ADMINISTRADA NA PREFEITURA DE MANAUS POR MEIO DA APLICAÇÃO DO MODELO IMPACT

Autores

  • Diego Melo Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Maria da Glória Vitorino Guimarães UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Resumo

A capacitação profissional é uma arma poderosa na busca pelo desenvolvimento das competências humanas no trabalho. O foco em treinamento e desenvolvimento tornou-se indispensável ao alcance da excelência na prestação de serviços. Na administração pública os órgãos responsáveis pelo aperfeiçoamento profissional são as Escolas de Governo, que atuam junto aos funcionários públicos na melhoria da máquina estatal, que tem o dever de prestar serviços públicos de qualidade. Sendo assim, o estudo objetiva avaliar o impacto da capacitação profissional voltada para o servidor na Prefeitura de Manaus. Para isso a análise se deu por meio da adaptação do Modelo IMPACT de avaliação do treinamento, aplicado junto aos servidores egressos de atividades de capacitação promovidas pela Escola de Serviço Público da Prefeitura de Manaus (ESPI). Os resultados sugerem que há forte impacto positivo da capacitação administrada pela ESPI nas atividades laborais dos servidores, no entanto, o suporte dado pelas chefias ao treinamento necessita de ajustes para que possa proporcionar um melhor aproveitamento dos conhecimentos e habilidades adquiridos pelos servidores em prol de suas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Melo Dias, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (2009). MBA Executivo em Gestão de Organizações - Operações e Serviços (UFAM-2013). Mestrando em Engenharia da Produção - UFAM. Foi Gerente de Planejamento, Execução Orçamentária e Finanças na Prefeitura de Manaus (2010-2013) e Analisa Técnico Administrativo na Superintendência da Zona Franca de Manaus (2014-2015).

Maria da Glória Vitorino Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Possui Graduação em Administração de Empresas Privadas e Públicas pela Universidade Federal do Amazonas (1991); Doutorado em Psicologia/Desenvolvimento Humano pela USP (2009); Mestre em Engenharia de Produção pela UFAM (2001); Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela FGV/ISAE (1993); Pós-Graduada em Produção de Material Didático em Educação à Distância pela UFAM (2008). É Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal do Amazonas, bem como dos programas de Mestrado em Contabilidade/Controladoria e Engenharia de Produção; Tutora do Programa de Educação Tutorial (MEC); Avaliadora de Cursos de Graduação (MEC/INEP); Atual Chefe do Departamento de Administração/UFAM e Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação. Realiza palestra e tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Organizacional, Relações Humanas no Trabalho, Estresse Ocupacional e Administração Pública (orçamento e finanças).

Downloads

Publicado

06-06-2016

Como Citar

Dias, D. M., & Guimarães, M. da G. V. (2016). AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL ADMINISTRADA NA PREFEITURA DE MANAUS POR MEIO DA APLICAÇÃO DO MODELO IMPACT. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 6(1), 200–222. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/26486

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles