INTELIGÊNCIA COMPETITIVA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO TEÓRICO

Autores

  • Thiciane Mary Carvalho Teixeira Universidade Estadual do Ceará (UECE), Brasil.
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista (Unesp), Brasil.

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva Organizacional. Prospecção. Monitoramento. Gestão da Informação e do Conhecimento. Tecnologias de Informação e Comunicação.

Resumo

Estudo teórico dos conceitos e definições sobre inteligência competitiva organizacional relacionando-os à obtenção de diferenciais competitivos, a geração de inovação e a implementação de estratégias de ação. Salienta a importância das atividades de prospecção e monitoramento para o processo de inteligência competitiva organizacional. Apresenta uma análise de modelos de inteligência competitiva organizacional evidenciando as inter-relações com a gestão da informação, a gestão do conhecimento e o uso de tecnologias de informação e comunicação como alicerces fundamentais para a geração de inteligência organizacional.

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Biografia do Autor

Thiciane Mary Carvalho Teixeira, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Brasil.

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Brasil.

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Brasil.

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Brasil.

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Publicado

26-01-2016

Como Citar

Teixeira, T. M. C., & Valentim, M. L. P. (2016). INTELIGÊNCIA COMPETITIVA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO TEÓRICO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 6(1), 3–15. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/27392