NARRATIVA NO FLUXO DE INFORMAÇÃO PARA O COMPARTILHAMETNO DE CONHECIMENTO EM MPE: PROPOSTA DE UM MODELO

Autores

  • Tatiana Cristina Siqueira Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dorzeli Salete Trzeciak Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gregório Varvakis Rados Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Palavras-chave:

Fluxo de informação, Narrativa, Compartilhamento de conhecimento em MPEs.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um modelo para descrever a narrativa no fluxo de informação para o compartilhamento de conhecimento, em micro e pequenas empresas. É uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva e utiliza a pesquisa bibliográfica como procedimento técnico para a sua realização. Na elaboração do modelo consideraram-se os elementos: emissor, receptor(es), mensagem (narrativa), fontes, formas de interação, mecanismos de suporte e barreiras. O modelo desenvolvido descreve como acontece a narrativa no fluxo de informação para o compartilhamento de conhecimento e, com isso, auxilia os gestores na reflexão e análise da narrativa como prática organizacional. A relevância do modelo se apoia nas etapas do processo de compartilhamento de conhecimento, na análise e descrição dos seus elementos de forma concisa, permitindo a sistematização da narrativa como um método capaz de sustentar o processo de melhoria contínua das micro e pequenas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Cristina Siqueira Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Mestre em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). É administradora - Bem Auto Soluções Automotivas Ltda. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em administração organizacional, gestão do conhecimento e gestão da informação.

Dorzeli Salete Trzeciak, Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisadora Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Doutora e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Graduada em Biblioteconomia pela UFSC. Atua nas áreas de gestão do conhecimento, gestão da inovação e observatórios. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (NGS/EGC/UFSC). Foi consultora do IEL/SC, integrante do Sistema FIESC, atuando nas atividades: implantação de núcleos de inovação em empresas de pequeno, médio e grande porte; gerenciamento de projetos cooperativos de pesquisa e desenvolvimento e inovação; preparação e execução de cursos abertos e in company em gestão da inovação. Coordenou os projetos PRONIT e NAGI. Foi pesquisadora nos projetos: SIDDEM; NUGIN; PLATIC; ODI/SC; SRI/SC.

Gregório Varvakis Rados, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Depto de Engenharia do Conhecimento. Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão de Processos, Gestão do Conhecimento e Gestão de Organizações de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, gestão do conhecimento, produtividade, melhoria contínua, tecnologia de informação e fluxo informacional.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

Santos, T. C. S., Trzeciak, D. S., & Varvakis Rados, G. (2017). NARRATIVA NO FLUXO DE INFORMAÇÃO PARA O COMPARTILHAMETNO DE CONHECIMENTO EM MPE: PROPOSTA DE UM MODELO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(1), 28–47. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles