CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: EPISTEMOLOGIA, TIPOLOGIA, FACILITADORES E BARREIRAS

Autores

  • Victor Fraile Sordi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) http://orcid.org/0000-0002-1689-1587
  • Cristiano José Castro de Almeida Cunha Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Marina Keiko Nakayama Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n2

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Inovação, Aprendizagem Organizacional, Cultura Organizacional, Epistemologia do Conhecimento.

Resumo

A partir de uma revisão sistemática da literatura, este artigo buscou caracterizar a produção acadêmica mais difundida nos últimos 15 anos sobre a criação do conhecimento nas organizações, apresentando as correntes epistemológicas, os conceitos utilizados, as diferentes tipologias adotadas e as principais barreiras e facilitadores citados nas publicações. Os resultados sugerem que a criação de conhecimento pode ser concebida como um processo colaborativo de combinação entre conhecimentos externos e internos às organizações, e que há diferentes formas de se criar diferentes tipos de conhecimentos dependendo do contexto organizacional. Apesar de indicar que a teoria da criação de conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1996) tornou-se paradigmática, o estudo aponta uma série de outras abordagens, sugerindo que novas perspectivas devem ser utilizadas para o avanço da compreensão do fenômeno.

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Biografia do Autor

Victor Fraile Sordi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC)

Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Administração de Empresas, Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule Aachen (GER)

Marina Keiko Nakayama, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Administração (UFRGS)

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Publicado

22-12-2017

Como Citar

Sordi, V. F., Cunha, C. J. C. de A., & Nakayama, M. K. (2017). CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: EPISTEMOLOGIA, TIPOLOGIA, FACILITADORES E BARREIRAS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(2), 160–174. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n2

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles