FATORES FACILITADORES DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL PARA A CRIAÇÃO DE SIGNIFICADO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

Autores

  • Francisca Magalhães de Alcantara Universidade Federal do Paraná
  • Helena de Fátima Nunes Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n2

Palavras-chave:

criação de significado, aprendizagem organizacional, fatores facilitadores de aprendizagem organizacional.

Resumo

Este artigo objetiva identificar se os coordenadores das Instituições de Ensino Superior Privado da Região Metropolitana de Curitiba percebem a existência dos fatores facilitadores da aprendizagem organizacional em seu ambiente de trabalho. Trata-se de pesquisa de caráter exploratório, descritivo e explicativo com base na literatura científica e no estudo estatístico de amostra aleatória simples realizada por meio de instrumento de coleta de dados online aplicado a 339 coordenadores de ensino superior da Região Metropolitana de Curitiba. Os resultados apontam que coordenadores optaram por responder “concordam plenamente” ou que “concordam” às questões utilizadas para detectar a percepção dos fatores facilitadores da aprendizagem. Esta pesquisa observa que os processos de criação de significado, interpretação e seleção aparecem predominantemente nos resultados. Indica a existência de aumento na percepção dos fatores facilitadores da aprendizagem organizacional relacionada com o tempo de permanência no cargo de coordenador. Conclui que os fatores facilitadores da aprendizagem organizacional são percebidos pelos coordenadores de curso superior das Instituições de Ensino Superior Privadas da Região Metropolitana de Curitiba e influenciam a criação de significado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Magalhães de Alcantara, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Ciência, gestão e tecnologia da informação, pela Universidade Federal do Paraná. Formada em Contabilidade pela Universidade Gama Filho - RJ. Formada em Administração de empresas pela Universidade Gama Filho - RJ

Helena de Fátima Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996) e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978). Trabalhou durante 10 anos na área de apoio à pesquisa tecnológica na Fundição Tupy (Joinville); na Avibrás (São José dos Campus) e no Centro Técnico da Aeronáutica (IAE - São José dos Campos). Atuou como professora do curso de Graduação em Gestão da Informação, da Universidade Federal do Paraná durante 25 anos. É Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, da Universidade Federal do Paraná. Tem diversos artigos publicados. Orientou trabalhos monográficos e de estágio em organizações como a FIEP, Votorantin Cimentos, Celepar, Copel, Go4 Consultoria, UCI Cinemas, dentre outros. Chefiou o Departamento de Ciência e Gestão da Informação ? UFPR por 8 anos. Coordenou, por 4 anos, o Curso de Graduação em Gestão da Informação. Atualmente, trabalha como Consultora em Projetos de Inteligência Organizacional, Gestão da Informação e do Conhecimento

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

Alcantara, F. M. de, & Silva, H. de F. N. (2018). FATORES FACILITADORES DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL PARA A CRIAÇÃO DE SIGNIFICADO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(2), 4–21. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n2

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles