PERSPECTIVAS DE ESTUDOS SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR DA MODA E DO VESTUÁRIO, POR MEIO DE ANÁLISE SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Marcio José Silva, Cláudia Herrero Martins Menegassi

Resumo


O setor do vestuário é expressivo no ponto de vista econômico do Brasil, sendo o quarto maior produtor de vestuário do mundo. A criação, compartilhamento e aplicação de técnicas de gestão do conhecimento contribuem, tanto para a competitividade, quanto para o aprendizado organizacional e vêm sendo utilizados como estratégia competitiva e de inovação nas empresas. O objetivo dessa pesquisa foi realizar uma revisão bibliográfica sistemática, para identificar os estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, bem como teses e dissertações que tratam sobre a gestão do conhecimento ou do conhecimento nas indústrias ligadas ao setor de moda e vestuário. A análise das publicações encontradas dividiu-se em: relação dos trabalhos encontrados; palavras-chave utilizadas nos trabalhos; objetivos e metodologia utilizados nas publicações encontradas. Os resultados sugerem os trabalhos encontrados entre os anos de 2003 e 2015, a existência de variadas formas de abordagem quanto aos objetivos, bem como aponta as estratégias e tipos de pesquisa mais utilizados. Por fim, traz recomendação para a continuidade nas pesquisas que abordem o tema proposto.

Palavras-chave


Conhecimento; Gestão do Conhecimento; Indústria do Vestuário; Indústria de Moda.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).