CONFIGURAÇÃO DE ESTUDOS SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PEQUENAS EMPRESAS NO BRASIL

Hilka Pelizza Vier Machado

Resumo


A gestão do conhecimento é um campo de estudos importante para pequenas empresas porque o conhecimento pode garantir a sobrevivência e o crescimento delas. O objetivo desta pesquisa é identificar a configuração de estudos sobre gestão do conhecimento em pequenas empresas no Brasil. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura utilizando como fonte a base de dados Spell, da Associação Nacional de Programas de Pós Graduação em Administração. Foram identificados 40 estudos publicados desde 2003. A publicação sistemática passou a ocorrer a partir de 2008 e está distribuída em vinte e sete periódicos científicos. As três principais temáticas pesquisadas foram: redes, tecnologia da informação e fontes de informação. Além destas, foram identificadas outras temáticas: conhecimento em empresas familiares, informação e marketing, práticas de gestão de conhecimento por empresas de moda e gerenciamento de projetos. Com a realização desta revisão sistemática conclui-se que há ainda um campo para estudos que enfoquem principalmente o armazenamento e a reutilização de conhecimento por pequenas empresas.

Palavras-chave


Conhecimento em Pequenas Empresas. Gestão de Pequenas Empresas. Gestão do Conhecimento

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).