AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Vanessa dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rogério Cid Bastos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Administração Pública. Maturidade da Gestão do Conhecimento.

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar a maturidade da gestão do conhecimento na Administração Pública. A importância de se medir o nível em que se encontra a gestão do conhecimento em uma organização se dá pelo constante aprimoramento no processo de identificar, criar, armazenar, compartilhar e aplicar o conhecimento organizacional, de modo que a memória organizacional não se perca ao longo do tempo ou mesmo que seja desprezada pela introdução de novos conceitos e procedimentos. Utiliza como fundamento a aplicação da metodologia desenvolvida por Helou (2015), a qual adaptou os modelos propostos pela APO (2009) e MGCAPB (Batista, 2012). O modelo utilizado consiste na aplicação de um questionário, o qual se desenvolve em nove dimensões avaliativas, quais sejam, liderança; pessoas; processos; tecnologia; processo de GC; aprendizagem e inovação; resultados da GC; cultura organizacional; e arcabouço legal. O objeto de estudo é uma Instituição Pública Catarinense, trata-se, portanto, de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho exploratório descritivo. Os resultados obtidos apontam que a instituição pública avaliada enquadra-se no nível de expansão, com 102 pontos no total, ou seja, ela tem consciência da gestão do conhecimento na organização. Entretanto, ainda é um processo incipiente, uma vez que se observa haver práticas de gestão do conhecimento em algumas áreas de forma isolada, como se pode inferir das pontuações intermediárias obtidas em cada dimensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Rogério Cid Bastos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

22-04-2019

Como Citar

Santos, V. dos, & Bastos, R. C. (2019). AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(1), 24–41. https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles