ECONOMIA DA INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA: CASO DO MUNICÍPIO DE CURITIBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1

Palavras-chave:

Economia da Inovação. Cidade Digital Estratégica. Ecossistemas de Inovação. Economia do Conhecimento.

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender como a adoção de um modelo de cidade digital estratégica pode contribuir para o desenvolvimento da economia da inovação baseada no conhecimento no contexto urbano. A fundamentação teórica explora os conceitos de Gestão e Planejamento Municipal, Economia da Inovação, Cidade Inteligente e Cidade Digital. A pesquisa foi dividida em três fases distintas: preparação da pesquisa, a coleta de dados e análise dos dados coletados, com base na análise de um estudo de caso no município de Curitiba. A existência de estratégias municipais, informações e serviços públicos eletrônicos para os cidadãos caracterizam Curitiba como uma cidade digital estratégica. Os resultados demonstram que em Curitiba, o conceito de cidade digital tem como premissa estabelecer condições para o desenvolvimento de atividades econômicas voltadas à tecnologia da informação, gerando uma infraestrutura necessária para o atendimento dos requisitos para o incentivo da economia da inovação baseada no conhecimento. A conclusão, no entanto, demonstra que além da infraestrutura necessária, também é fundamental um planejamento estratégico municipal que oriente a implantação dos ecossistemas de inovação como forma de alavancar a economia urbana baseada no conhecimento.

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Biografia do Autor

Djalma Sá, "Pontifícia Universidade Católica do Paraná"

Doutorando em Gestão Urbana, Bolsista CAPES, Mestre em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). Pesquisador das áreas de Economia Urbana, Ecossistemas de Inovação, Desenvolvimento Econômico Municipal e Políticas Públicas.

Denis Alcides Rezende

Professor Titular e Pesquisador em Gestão Urbana e Administração Pública. Pós-Doutorado em Cidade Digital Estratégica, 2013-2014, Escola de Serviço Público (DePaul University, Chicago-EUA). Pós-Doutorado em Administração Pública Municipal, Universidade de São Paulo, Brasil. Doutorado em Tecnologia da Informação e Planejamento Estratégico Público-Privado, Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Tecnologia da Informação, Universidade Federal do Paraná. Bacharel em Administração. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

22-04-2019

Como Citar

Sá, D., & Rezende, D. A. (2019). ECONOMIA DA INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA: CASO DO MUNICÍPIO DE CURITIBA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(1), 62–81. https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles