APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO MESTRADO NA PRÁTICA PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Maria Elisângela Fagundes da Silva Viana Universidade Federal de Pernambuco
  • Nadi Helena Presser Universidade Federal de Pernambuco
  • Abinair Bernardes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n3

Palavras-chave:

Mestrado profissional. Transferência e aplicação do conhecimento. Universidade Federal de Pernambuco.

Resumo

Investiga o grau de aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos na produção das dissertações de mestrado profissional da Universidade Federal de Pernambuco para contribuir com demandas específicas da prática profissional. Pesquisa aplicada com coleta de dados realizada por meio de três fontes distintas: as dissertações depositadas no Sistema Integrado de Bibliotecas, desenvolvidas pelos Servidores Técnicos Administrativos em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, concluintes em um dos cursos de Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste, Ergonomia, Políticas Públicas e Administração, no período de 2012 a 2016; entrevistas semiestruturadas com os 50 servidores concluintes na categoria de mestres no referido período em um dos cursos acima mencionados, autores das dissertações; e entrevistas semiestruturadas com duas pró-reitoras da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados evidenciam que, das 92 dissertações analisadas, 79 investigaram temas cujo locus de análise é a própria universidade. Esses resultados evidenciam que os servidores estão interessados em solucionar problemas relativos aos seus setores de atuação e da própria universidade. Todavia, a pesquisa constata que a universidade ainda não definiu políticas organizacionais de incentivo à transferência do conhecimento produzido nas pesquisas, embora os referidos servidores acreditem que esses conhecimentos têm potencial de aplicabilidade e afirmem que eles teriam interesse em aplicar os resultados de suas pesquisas na universidade, caso fosse essa uma política da instituição. Conclui-se que a inserção social dos mestrados profissionais é visivelmente profissional. Carece, no entanto, de uma política de incentivo de transferência e aplicação do conhecimento no âmbito organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elisângela Fagundes da Silva Viana, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Servidora Técnica Administrativa Departamento de Engenharias

Nadi Helena Presser, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade Federal de Pernambuco. Departamento da Ciência da Informação.

Abinair Bernardes da Silva

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Departamento de Administração.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

Viana, M. E. F. da S., Presser, N. H., & Silva, A. B. da. (2018). APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO MESTRADO NA PRÁTICA PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(3), 172–191. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n3

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles