A GESTÃO DO CONHECIMENTO HOLÍSTICA: ANÁLISE DE ADERÊNCIA DO MODELO DE TEIXEIRA FILHO (2000)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8nEsp.

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Paradigma holístico, Gestão do Conhecimento holística, Teixeira Filho, Análise de Conteúdo

Resumo

O paradigma holístico é uma perspectiva apontada para que a Gestão do Conhecimento aborde o conhecimento organizacional de forma abrangente e unificadora. Considerando ser essa uma perspectiva necessária para o desenvolvimento de modelos de Gestão do Conhecimento, esse estudo objetiva analisar a aderência do modelo de Teixeira Filho (2000) em relação ao que se denomina por Gestão do Conhecimento holística. Por meio de procedimentos metodológicos mistos e fazendo uso da Análise de Conteúdo o referido modelo foi analisado. Por resultado, o modelo de Teixeira Filho (2000) adere parcialmente a Gestão do Conhecimento holística. Isto permite concluir que há necessidade de desenvolvimento de modelos mais abrangentes, orientados a todas as dimensões da Gestão do Conhecimento e suas relações de forma a atingir o hólus dessa temática no âmbito organizacional. Esta pesquisa contribui com a academia por apresentar um delineamento da Gestão do Conhecimento ao paradigma holístico e por prover a análise integra de um modelo quanto a sua aderência a essa forma de gestão. Sugestão de desenvolvimento de um modelo holístico para a Gestão do Conhecimento e de análises de aderência de outros modelos são propostas de pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Corrêa, Universidade FUMEC

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC (2018). Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC (2014). Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação pela FUMEC (2009) e Graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade COTEMIG (2008). Atuou como Professor do Curso de Graduação da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), nas disciplinas de Algoritmos e Estrutura da Dados, Programação de Computadores, Editoração Gráfica e Eletrônica, Introdução a Sistemas de Informação, Computadores e Sociedade, Introdução a Computação e Gerência de Projetos. Atualmente é bolsista de doutorado da FAPEMIG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Fabrício Ziviani, Universidade FUMEC, UEMG e Fundação Dom Cabral

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Professor Adjunto VI da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) atuando na Faculdade de Políticas Públicas. Professor convidado do Programa Pós-Graduação Lato sensu da FDC. Diretor Executivo da TECINOVA Soluções Corporativas LTDA. Possui quatorze anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios. Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Atua principalmente nas áreas de Gestão do conhecimento e da Informação; Inovação; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Transferência de Tecnologia e Conhecimento e Estratégia e Estrutura Organizacional.

Henrique Cordeiro Martins, Universidade FUMEC

Doutor em Administração pela UFMG, com estágio sanduíche na Birmingham School, Inglaterra. Mestre em Engenharia de Produção pela UFMG. MBA Executivo em Finanças e Mercado de Capitais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais-IBMEC. Bacharel em Administração de Empresas e em Ciências pelos Centros Universitários Newton Paiva e Izabela Hendrix. Possui dezenove anos de experiência profissional nos setores Financeiro e de Telecomunicações. Atuou na Telemig/Telemar, de 1997 a 2001, como Consultor de Avaliação de Desempenho Empresarial, no Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Empresarial, pertencente à Vice-Presidência de Operações Organizacionais, bem como na Unidade de Negócios Clientes Corporativos, como Analista Sênior de Marketing e Planejamento de Vendas. Atuou também, no Sistema Financeiro Nacional, no Banco do Estado de Minas Gerais de 1983 a 1997, como Chefe de Serviço, Gerente de Negócios de Agência, Analista Técnico Operacional, Consultor Interno de Otimização de Custos, Analista de Crédito, e Analista Econômico-Financeiro Sênior. Na área acadêmica, atua como professor de cursos superiores, pós-graduação em administração desde 1997. Lecionou no Centro Universitário Izabela Hendrix, Fundação João Pinheiro e Universidade Federal de Minas Gerais. Foi orientador de executivos na elaboração do projeto de final de curso do MBA da Fundação Dom Cabral.Foi professor e coordenador do mestrado profissional em Administração da FEAD Minas. No UNI-BH atuou de 2001 a 2009, tendo sido professor pesquisador de tempo integral, coordenador do curso de Administração, Diretor do Departamento de Ciências Jurídicas Políticas e Gerenciais, Coordenador dos Cursos de Tecnologia em Gestão Empresarial e Gestão de Marketing e Coordenador do curso de Pós-graduação em Gestão de Negócios. Foi presidente do Conselho Fiscal da Fundação Cultural de Belo Horizonte, mantenedora do UNI-BH de 2006 a 2012. Atualmente é professor titular do programa de doutorado e mestrado acadêmico em Administração e de Sistema de Informações e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. É avaliador ad hoc do MEC/INEP na avaliação de cursos Possui artigos acadêmicos publicados nas áreas de Governança Corporativa, Empresas Familiares, Estratégia,Mercadologia, Organizações e Serviços. Linha de Pesquisa: Estratégia em Organizações e Comportamento Organizacional.

Downloads

Publicado

31-10-2018

Como Citar

Corrêa, F., Ziviani, F., & Martins, H. C. (2018). A GESTÃO DO CONHECIMENTO HOLÍSTICA: ANÁLISE DE ADERÊNCIA DO MODELO DE TEIXEIRA FILHO (2000). Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(Esp.), 167–182. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8nEsp.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles